Curso de Marcenaria SENAI

O curso de marcenaria do SENAI é de aprendizagem industrial e visa à formação de profissionais para a indústria.

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – foi criado em 1942, com a missão de capacitar pessoas para atuar dos diversos segmentos da indústria, que à época da criação, estava dando os primeiros passos. O Brasil era um país rural e as primeiras fábricas estavam se estabelecendo. O curso de marcenaria foi um dos primeiros a ser instituído e ainda hoje é um dos mais concorridos.

O SENAI oferece cursos de aprendizagem industrial, de educação continuada, técnicos (de nível médio), graduações e pós-graduações. Os cursos de educação continuada e de aprendizagem industrial – como é o caso do curso de marcenaria – são gratuitos e oferecidos em todas as unidades da federação. O objetivo é oferecer aos aprendizes a qualificação profissional e o desenvolvimento de técnicas e procedimentos operacionais, baseados em tecnologia aplicada para a produção de movelaria.



marcenaria senai

Curso de Marcenaria SENAI

O curso de marcenaria do SENAI é destinado a jovens entre 14 e 24 anos, que tenham concluído o ensino fundamental. A carga horária média é de 1.600 horas e o processo seletivo é aberto a candidatos encaminhados por empresas contribuintes da instituição; as vagas remanescentes são oferecidas a adolescentes e jovens da comunidade. É preciso estar atento à abertura de inscrições, através do site www.senai.br.

O SENAI oferece também cursos mais rápidos, como o operador de máquina de carpintaria (360 horas), de marceneiro de pequenos objetos de madeira (860 horas) e de marceneiro/ carpinteiro (970 horas). É importante acompanhar o site para verificar a formação de novas turmas.

senai marcenaria

O curso é destinado a formar profissionais para trabalharem como autônomos, com a abertura de pequenas empresas de marcenaria, e também para fornecer mão de obra para a indústria, como operadores de máquinas (serras, lixadoras, etc.). O SENAI mantém um banco de vagas de emprego e, assim, praticamente todos os seus alunos saem contratados, ao receber seu certificado de conclusão.

O curso de marceneiro engloba aulas de desenho técnico (à mão e por computador), informática, tecnologia moveleira (inclusive com a aplicação de material alternativo à madeira, como vidro, pedras, metal e acrílico), conceitos de ergonomia, eletricidade, processos de produção, além de língua portuguesa, matemática e ciências aplicadas.

A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo – consta que São José, pai de Jesus, era marceneiro – e quase sempre foi exercida empiricamente, sem nenhum estudo específico. O curso de marcenaria do SENAI, portanto, ao oferecer um ensino sistemático, garante a formação de profissionais mais capacitados e, assim, com maiores probabilidades de sucesso no mercado de trabalho, que se torna cada vez mais competitivo e exige mais dos candidatos. Além da construção de móveis, o restauro e a fabricação de brinquedos de madeira.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *