Curso de Logística no SENAI

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes, Cursos SENAI // Curso de Logística no SENAI



O SENAI oferece cursos de logística em nível técnico e superior, além de pós-graduação na área.

O SENAI – Serviço Nacional da Indústria – foi criado em 1942, por empresários do setor industrial, com o objetivo de formar profissionais para a área industrial. Entre os diversos cursos, figura o de logística, muito procurado por pessoas de todos os níveis, em função da crescente demanda verificada no mercado de trabalho.

O aquecimento econômico verificado nos últimos anos vem proporcionando a ampliação regular da indústria brasileira, gerando aumento do faturamento, mas também gargalos no escoamento da produção. É preciso definir estratégias de estoque, distribuição e transporte para que os produtos cheguem aos consumidores a preços competitivos, e estas são atividades realizadas pelo setor de logística.

Curso de Logística no SENAI

Publicidade

Cursos de Logística no SENAI

O SENAI, que faz parte do Sistema Indústria, juntamente com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), SESI (Serviço Social da Indústria) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) tem formado mais de dois milhões de estudantes a cada ano. São três mil cursos, voltados para 28 áreas industriais.

Os cursos voltados para a logística são pagos, mas a entidade tem programas de bolsas de estudos (inclusive mantendo convênios com órgãos federais, estaduais e municipais). O aluno carente precisa comprovar sua condição (renda familiar, desemprego dos pais, etc.). O site do SENAI (www.senai.br) apresenta todas as condições.

As diferentes opções de cursos de logísitca no SENAI

Os cursos de logística do SENAI mais procurados são os indicados para estudantes do ensino médio: aprendizagem e técnico profissionalizante. Os capacitados pela aprendizagem, feita em um semestre letivo, podem candidatar-se a vagas de auxiliar de logística, compras e estoque em empresas de qualquer porte.

O técnico profissionalizante tem duração de três ou quatro anos; varia de acordo com a unidade da federação, que também pode determinar o ingresso do aluno apenas no 2º ano do curso – o 1º ano é cursado numa escola de nível médio regular. É o caso de São Paulo e Paraná.

O currículo do técnico em logística inclui introdução à administração de produção, comércio exterior, qualidade e produtividade, movimentação de materiais, psicologia organizacional, segurança no trabalho, estoque, transporte e distribuição, entre outras disciplinas, além da logística inversa, que aborda técnicas para manuseio e descarte dos resíduos da produção.

Logística

Curso de logística de nível superior

A primeira graduação tecnológica em logística foi autorizada pelo MEC em 2004. De lá para cá, várias instituições de ensino superior implantaram cursos presenciais e a distância, para suprir a demanda por profissionais capazes de adotar tecnologias de comunicação e informação, para otimizar os processos produtivos e aumentar a presença da empresa no mercado.

O SENAI implantou este curso presencial no campus de Salvador (BA) da Faculdade de Tecnologia SENAI – CIMATEC. A primeira turma formou-se em 2008.

Uma vez que os cursos também aprofundam os conhecimentos em logística inversa, a atuação deste profissional também contribui para o desenvolvimento sustentável da região. As competências do tecnólogo em logística são:

  •  planejar, programar e controlar a produção e o fluxo de materiais e informações;
  •  realizar levantamentos de custos;
  •  participar do desenvolvimento de projetos logísticos;
  •  orçar, planejar, controlar a execução das operações;
  •  gerir o processo de suprimentos (matéria-prima e outros insumos);
  •  gerir operações de transportes rodoviárias, ferroviárias, aéreas, marítimas e fluviais;
  •  programar e coordenar embarque e desembarque de carga;
  •  contratar serviços de transporte, movimentação, armazenagem e distribuição;
  •  supervisionar armazenamento e transporte de carga e eficiência operacional de equipamentos e veículos;
  •  realizar pesquisas de preços e tecnologia de serviços logísticos;
  •  identificar e programar rotas de transporte;
  •  elaborar e controlar planos de produção (estratégico e tático).

A carga horária do curso é de 1.900 horas/aula, cursadas em seis semestres, acrescidas de 400 horas de estágio supervisionado e apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso), obrigatórios para a obtenção do título. O site do SENAI informa que o corpo docente é formado em maioria por mestres e doutores.

A mesma instituição de ensino oferece especialização, para formação de executivos em logística e gestão da produção. Além dos tecnólogos da área, este MBA também é aberto para engenheiros, economistas e administradores. São 30 vagas e a carga horária é de 360 horas/aula.

O salário inicial de um tecnólogo em logística varia de região para região do país, mas fica em torno de R$ 1.500 e R$ 4.500. Cursos de especialização, informática, idiomas, etc., valorizam o currículo e agregam valor ao profissional, que pode obter grande destaque no mercado.

Outras instituições de ensino que oferecem curso de logística

Além do SENAI, o SENAC (Serviço Nacional do Comércio) oferece opções semelhantes para a formação de profissionais de logística.

Diversas escolas livres oferecem cursos de logística. Além delas, existem os cursos regulares, de nível médio e superior (graduação e pós), em instituições públicas e privadas. É sempre verificar a situação legal da instituição de ensino junto ao MEC e às secretarias estaduais de educação, bem como seu conceito no mercado.

+ Leia também: Logística – Faculdade, Cursos e Profissão em Alta

Com exceção dos cursos de nível médio, que são sempre presenciais, os demais podem ser feitos online, com algumas aulas ministradas nas escolas e faculdades.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Profissionalizantes, Cursos SENAI , curso de logística senai, curso de logistica gratis senai
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Curso de Logística no SENAI"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. MARIO LINHARES disse:

    Tenho 49 anos estou querendo cursar um curso técnico no SENAC ,qual curso poderia fazer, minha escolaridade é segundo grau completo.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...