Curso de Grafite – Aprenda Como Grafitar

Um curso de grafite ajuda a desenvolver a criatividade e pode até transformar o futuro profissional dos novos artistas.

Com um curso de grafite, é possível exercitar a criação e até ganhar dinheiro: muitas empresas – e mesmo imóveis residenciais – contratam grafiteiros para decorar suas fachadas. O grafite já era conhecido pelos antigos romanos. Os habitantes da Cidade Eterna registravam nas paredes e muros sua aprovação ou descontentamento com os atos do governo e das famílias nobres e, apesar da palavra italiana graffito (plural graffiti) significar “escrever com carvão”, registros do século I a.C. já utilizavam diversas cores.

grafite



Quando Berlim, na Alemanha, foi dividida entre comunistas e capitalistas, o lado ocidental do muro foi totalmente grafitado (um trecho do muro, mantido após a reunificação, mostra protestos dos alemães contra a divisão). Em Paris (França), em 1968, o movimento contracultural popularizou o registro de poesias e protestos nos muros, que se espalhou pelo mundo todo. No Brasil, o grafite ganhou força a partir dos primeiros protestos contra a ditadura militar (entre 1964 e 1985).

Hoje, o grafite mantém seu caráter de renovação, mas ganhou também o status de arte colecionável em diversos museus do mundo inteiro. Recentemente, os grafiteiros brasileiros Os Gêmeos e Nunca criaram alguns de seus trabalhos para a Tate Gallery, de Londres (Inglaterra), ao lado de outros quatro artistas de renome internacional.

Existem várias opções para quem quer fazer um curso de grafite, inclusive online: a internet disponibiliza centenas de vídeos com técnicas de grafitagem. Existem também as escolas presenciais (especialmente nas grandes cidades), ideais para quem quer se especializar, com aulas de desenho e pintura. Uma boa escola deve aliar ao aprendizado noções de ética e cidadania, já que o grafite é uma intervenção urbana que, se realizada sem atentar a diversos aspectos – arquitetônicos, culturais, etc. –, pode se tornar apenas poluição visual.

aprenda grafitar

O público alvo dos cursos de grafite são os estudantes e profissionais da área de comunicação e arte – moda, arquitetura, publicidade, etc. – que querem aprimorar seus conhecimentos em arte urbana. Os alunos aprendem a fazer estênceis (os moldes para aplicação de uma mesma figura em diferentes locais da cidade), noções para a escolha da imagem, perspectiva, combinação e contraste de cores, utilização de tinta spray e métodos de aplicação.

Algumas unidades do SESC – Serviço Social do Comércio – e do SENAC – Serviço Nacional do Comércio – oferecem noções de grafite em cursos rápidos, em geral realizados em apenas um dia. É preciso acessar o site (o endereço varia de Estado para Estado) para conferir a programação.

Diversas escolas e algumas ações governamentais oferecem cursos itinerantes de grafite gratuitos, especialmente em comunidades carentes. Os interessados devem estar atentos à divulgação e às condições para as inscrições.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *