Curso de Gestão Pública

Gestão pública é a aplicação da teoria geral da administração nas ações sociais. Conheça os diferentes cursos.

Quando se fala em gestão pública, logo se pensa na atuação das esferas governamentais, que, cedo ou tarde (esperamos que bem cedo), terão de se profissionalizar. A gestão pública também engloba estas atividades, mas vai além, organizando o desenvolvimento da ação em cooperativas de ONGs de interesse público.

O administrador público é um profissional cada vez mais requisitado hoje em dia. Trata-se essencialmente de um planejador, para que as ações que afetam direta ou indiretamente a vida dos cidadãos sejam cada vez mais objetivas e produtivas. O interessado em atuar na gestão pública deve ter também boa capacidade de interlocução, pois em seu cotidiano profissional terá muitos contatos com o poder público e os movimentos sociais.



gestão pública

Cursos de Gestão Pública

Existem cursos livres, inclusive online, voltados especialmente para trabalhadores de cooperativas e empresas do terceiro setor. O objetivo é familiarizar estes profissionais com as atividades desenvolvidas pelas secretarias, ministérios, agências estatais, fundações e autarquias. Com isto, é possível capacitar-se para obter mais rapidamente documentações oficiais, benefícios, subsídios, etc.

banner promocional

No entanto, a maioria dos estudantes procura os cursos de gestão pública em nível de graduação tecnológica ou bacharelado. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, oferece um dos mais tradicionais cursos de administração pública do país, com formação ampla, que forma profissionais generalistas, capacitados para todas as áreas de atuação profissional. Outras instituições de nível superior (inclusive públicas) também oferecem o curso.

Existem cursos de gestão pública específicos (a maioria deles de graduação tecnológica, de quatro semestres), voltados para atividades específicas, como orientação comunitária (para auxiliar na exploração dos recursos econômicos de determinada região de forma sustentável e eficiente: é o caso do curso da UFPR, no campus Matinhos). Há também cursos voltados para a atuação em cooperativas, agricultura familiar, etc.

O candidato deve ter aptidão para estudar matemática, estatística, economia, sustentabilidade, estrutura política, direito, além de aprender legislação de licitações e contratos, planejamento e gestão de saúde, educação, saúde, turismo e meio ambiente.

curso de gestão pública

Mercado de Trabalho na Área de Gestão Pública

Além de trabalhar em órgãos públicos (em diversos níveis hierárquicos), que concentram a maior parte das vagas, o gestor público pode oferecer consultorias e também seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas para diversos cursos de graduação. Há vários concursos com inscrições abertas. Vale lembrar que servidores públicos têm a estabilidade garantida e os salários atuais são bastante atraentes.

Sindicatos, entidades de classe, entidades patronais, cooperativas de produção e projetos de promoção social também demandam este profissional, assim como empresas particulares que prestam serviços ou fornecem produtos para os órgãos governamentais. De acordo com o Conselho Federal de Administração, o salário inicial médio é de R$ 2.000 mensais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Curso de Gestão Pública

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *