Curso de Gestão Financeira

Planos de viabilidade financeira de um negócio fazem parte do dia a dia de um tecnólogo em gestão financeira.

O curso de Gestão Financeira é uma graduação tecnológica com duração de dois a seis semestres. Este tecnólogo atua no planejamento financeiro, nos diversos níveis hierárquicos em que o departamento se organiza, e também na captação e nos investimentos das empresas. Todo negócio demanda este profissional, que pode trabalhar em empresas públicas e privadas de pequeno, médio ou grande porte.

Publicidade



As opções de empregos incluem ainda bancos, financeiras, agências de fomento, escritórios de investimentos, corretoras de valores, distribuidoras de valores mobiliários, cooperativas, consultorias e auditorias (inclusive como profissional liberal).

curso de gestão financeira


Curso de Gestão Financeira

Como todas as graduações tecnológicas, o curso de Gestão Financeira é eminentemente prático: os alunos são incentivados a estruturar planejamentos pessoais e profissionais viáveis, propostas de orientação financeira a pessoas, grupos, instituições do terceiro setor, indústrias, empresas de comércio e serviços. Algumas faculdades oferecem certificação intermediária como analista financeiro, após a conclusão de um número pré-definido de algumas disciplinas.

Uma vez graduado e inserido no mercado, o tecnólogo em gestão financeira pode complementar sua formação com um bacharelado em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas, como ênfase em finanças.

O tecnólogo em gestão financeira analisa demonstrativos contábeis, controla estoques, acompanha o faturamento e o fluxo de caixa, podendo também negociar empréstimos e antecipações de recebíveis com instituições bancárias, para manter a saúde financeira da empresa. Para obter destaque no mercado, o profissional precisa saber analisar a situação econômica do país, avaliando questões como inflação, nível de investimentos, prioridades governamentais para determinados setores produtivos, etc.

O profissional é procurado em todas as regiões do país, de acordo com as atividades produtivas de cada local. O salário para os recém-formados na região Sudeste é de R$ 1.500,00.

curso de gestão financeira

Outros Cursos de Gestão Financeira

Além dos cursos universitários, existem muitas opções para quem deseja melhorar a gestão de suas finanças pessoais ou de seu negócio. Na internet, é possível encontrar diversos cursos de gestão financeira, que abordam temas que vão desde a criação de uma planilha de receitas e despesas, para acompanhar o dia a dia financeiro da família, com vistas a aumentar a capacidade de poupança e criar um patrimônio no médio ou longo prazo.

Quem trabalha na área encontra cursos de atualização, extensão e pós-graduação na área na maioria das instituições de ensino públicas e privadas do país. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, oferece vários cursos presenciais e online na área.

Quem gere sua própria empresa pode se beneficiar com os cursos do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – oferece o curso de Gestão Financeira – do controle à decisão, cumprido em três meses de aula. Consulte o site www.sebraemais.com.br para obter maiores detalhes. O serviço mantém muitos outros cursos e serviços de assessoria para novos empresários.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *