Curso de Gestão de Pessoas Grátis

Existem cursos de gestão de pessoas grátis que facilitam a inserção no mercado de trabalho.

Capacitar-se é a única forma de obter mais oportunidades profissionais. Todas as empresas médias e grandes demandam um departamento de pessoal e muitas delas mantêm uma seção de recursos humanos não apenas para o recrutamento e seleção, mas também para o treinamento e requalificação de seus empregados.

Os cursos de gestão de pessoas aprimoram os conhecimentos de quem trabalha nestes setores e muitos deles são grátis e podem ser realizados a distância, pela internet.

Publicidade

curso de gestão de pessoas

Os cursos de gestão de pessoas são úteis também para empreendedores, mesmo em uma microempresa. Eles trazem informações importantes não apenas sobre as regras legais para admissão, demissão, etc., mas também para a superação de conflitos pessoais, administração de reuniões, gestão de equipes, de produção, etc. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas) oferece diversos cursos virtuais grátis nesta área, abertos a todos os interessados (basta se inscrever no site www.sebrae.com.br par ter acesso às mais diversas informações administrativas).

A Fundação Getúlio Vargas (www.fgv.br) também disponibiliza cursos de atualização na área, mas na maioria são pagos e indicados especialmente para técnicos e bacharéis em Administração. Existem instituições como o site Cursos 24 Horas que possui diversos cursos de gestão online com certificado!

gestão de pessoal

Cursos de Gestão Online

Em qualquer destes cursos, no entanto, são abordados diversos tópicos importantes para a gestão de pessoas: relações humanas como fator de desenvolvimento das competências profissionais, responsabilidade individual para a melhoria da qualidade de vida, autoconhecimento, comunicação, criatividade para o desenvolvimento pessoal e profissional, liderança e influência da qualidade dos relacionamentos para o estabelecimento de parcerias (sociedades, contratação de empregados, relação com fornecedores, credores e instituições bancárias, etc.).

Os cursos de gestão de pessoas, grátis ou pagos, são oferecidos em diversos níveis, dos livres aos de pós-graduação. No nível médio, o Ministério da Educação prevê, no eixo de Gestão e Negócios, os cursos técnicos de Qualidade, Recursos Humanos, Serviços em Condomínios, Serviços Públicos, Cooperativismo e outros, além do clássico curso de Administração, que apresenta visão mais ampla sobre as diversas áreas empresariais. Para encontrar as escolas que oferecem estes cursos, basta acessar o site www.portal.mec.gov.br. Existem diversas escolas públicas e também é possível concorrer a bolsas de estudo através do PRONATEC e também dos programas de gratuidade dos serviços nacionais de aprendizagem.

Os cursos online em geral são bem mais rápidos, entre 20 e 80 horas de aula. São indicados para quem trabalha na área e quer obter mais conhecimentos. Estão classificados na categoria “livre” – as próprias escolas determinam a metodologia a ser adotada.

cursos de gestão

Seja como for, qualquer curso que amplie as habilidades profissionais é importante para ampliar as oportunidades de seleção e promoção e sempre podem ser complementados. No mercado de trabalho atual, altamente competitivo, a atualização deve ser permanente.

O mercado de trabalho torna-se mais competitivo a cada dia. São milhares de estudantes graduados todos os anos e diversos profissionais com experiência que buscam novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.

Nesse ambiente de disputa acirrada por boas posições nas empresas, não basta apenas conhecimento técnico. O profissional deve ter competências além das que obteve na educação tradicional, em uma universidade, por exemplo. Neste contexto, saber gerir um grupo de pessoas e trabalhar em equipe tornou-se uma das habilidades mais procuradas no mercado, tanto para cargos estratégicos, quanto para posições de coordenação de equipes estritamente operacionais.

gestão de pessoas

Curso de Gestão de Pessoas

Trabalhar com pessoas é uma tarefa que exige preparo, flexibilidade e organização. Essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de um curso de gestão de pessoas, onde se estuda, dentre outros, temas como: gestão de conflitos, gestão de talentos, negociação, avaliação de potencial, ética e responsabilidade social.

banner promocional

Os cursos normalmente são organizados com estudos de caso sobre situações hipotéticas ou já vivenciados nas empresas. Normalmente, são bastante práticos com dinâmicas e atividades em grupo que permite aos alunos vivenciar situações do cotidiano das organizações, sejam elas microempresas ou multinacionais.

Há muitos cursos de gestão de pessoas disponíveis para aperfeiçoamento ou especialização, tanto presenciais quanto online e ministrados por instituições de ensino bastante renomadas como a Fundação Getúlio Vargas – FGV. Para escolher é importante pesquisar, conversar com ex-alunos e até mesmo fazer uma visita para conhecer instalações, materiais para estudo e metodologia adotada.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

11 comentários em “Curso de Gestão de Pessoas Grátis

  1. gostaria de saber como me inscrever no curso de gestão pessoal e quais as condições, garantias, estabilidade e reconhecimento, assim como também se tenho direito a estágio e outros direitos que o aluno que frequenta tem. boa noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>