Curso de Gestão Ambiental – Faculdade e Profissão

Afinal, os seres humanos descobriram que a Terra não é infinita. O curso de gestão ambiental habilita pessoas para reduzir o impacto no planeta.

Produzir, vender, prestar serviços. Tudo isto afeta o meio ambiente: nossos rios, bosques, mares, florestas. Só começamos a consumir mais do que a natureza oferece há pouco mais de cem anos, há 40 anos começamos a nos preocupar com a ecologia e hoje esta preocupação chegou às empresas: o impacto precisa ser reduzido e entraram em cena os estudantes dos cursos de gestão ambiental.

Faculdade de Gestão Ambiental

gestão ambiental



De acordo com alguns estudos, os seres humanos já consomem bens e produtos mais de 50% além da capacidade regenerativa do planeta: isto chamou a atenção primeiramente dos ambientalistas e depois de toda a sociedade. O consumo precisou se adequar e assim nasceram os cursos de gestão ambiental, cujos alunos são hoje requisitados por todos os setores da economia.

+ Leia também: Cursos na Área do Meio Ambiente

Mas vamos por partes. Muitos vestibulandos confundem o curso de Gestão Ambiental com Ecologia e Engenharia do Ambiente. A Ecologia é um ramo da Biologia e, portanto, uma especialização da área. Ela trata do inter-relacionamento entre os seres. Os engenheiros ambientais estudam e criam novas tecnologias para a preservação da qualidade do ar, da água e do solo. O gestor ambiental traça e executa projetos para proteger o meio ambiente.

Parecem atividades semelhantes, e atualmente elas se conectam em muitos pontos. Porém, tanto a ecologia quanto a engenharia ambiental já foram utilizadas, pelo homem, em detrimento do próprio ambiente, para definir, por exemplo, o melhor aproveitamento de uma pedreira ou do desvio de um rio para navegação. Mas a natureza sempre ensina.

faculdade de gestão ambiental

Um pouco de história sobre a gestão de meio ambiente

No Quênia, por exemplo, no final do século XIX, os colonizadores decidiram retificar – que literalmente significa tornar reto, e não necessariamente correto – o rio Mara, de fluxo lento em função dos meandros do rio e dos muitos hipopótamos que se aproveitavam das águas tranquilas. Para a época, foi uma grande obra arquitetônica.

O problema é que não deu certo. O leito do rio tinha muitos caramujos vetores da esquistossomose. Com a falta dos hipopótamos, que simplesmente esmagavam as conchas dos moluscos, ocorreu uma epidemia da doença, que matou muitas pessoas. A preocupação era com o homem, e não com o ambiente.

Outro problema que teria sido evitado com a atividade dos técnicos em gestão ambiental ocorreu na Ilha de Páscoa (atual Chile). Os habitantes, os rapanui, famosos construtores dos moais (gigantescas esculturas de pedra) entre os séculos XIII e XV, abusaram das árvores. Para construir suas casas, devastaram quase toda a ilha. O resultado foi morte e miséria. Para piorar a situação, imigrantes, no século XVIII, levaram várias epidemias para a ilha.

curso de gestão ambiental

Curso de Gestão Ambiental

No curso de Gestão Ambiental, os alunos estudam climatologia, ecologia, geologia, hidrologia, cartografia, direito ambiental, estatística, gestão da qualidade, processos industriais, química, educação ambiental, sistemas geográficos de informação, saneamento, auditoria socioambiental, controle da poluição ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Os cursos de bacharelado e graduação tecnológica exigem o estágio supervisionado para a expedição do certificado de conclusão. Algumas faculdades também pedem a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *