Curso de Funilaria – Onde Aprender?

A funilaria é a técnica de reparos nas chapas metálicas dos veículos. Mas onde aprender esta profissão?

A frota brasileira cresce ano a ano. Redução de impostos, aumento dos prazos de pagamentos e aumento da capacidade aquisitiva, de um lado, e poucos investimentos no transporte público e nenhum sinal de revitalização da malha ferroviária de carga, são os responsáveis por cada vez mais veículos serem despejados nas estradas, avenidas e ruas do país. Mais motoristas inexperientes, mais “pilotos” de fim de semana, mais trânsito: mais acidentes. Isto tem aumentado bastante a carga de trabalho dos profissionais de funilaria e pintura. Mas onde aprender estas técnicas?

funilaria



Onde Aprender Técnicas de Funilaria

Em geral, os funileiros (chamados de lanterneiros no Rio de Janeiro, uma alusão aos artesãos que produziam lanternas para barcos, carruagens e ruas) aprendem seu ofício observando o trabalho nas oficinas. Descobrem o uso das ferramentas, lixas, abrasivos, etc. e também dos equipamentos de segurança, como máscaras e protetores de ouvido. Este, no entanto, é um processo lento, quase em extinção.

Quem pretende ser um profissional de funilaria deve procurar um bom curso. Na internet, é possível assistir a vídeos sobre o exercício da profissão, com detalhes sobre as técnicas utilizadas, além de diversos cursos, com preços baixos, que dão uma visão panorâmica do dia a dia em uma oficina. Também é possível, com alguma paciência, encontrar apostilas eletrônicas com ilustrações e filmetes, ou adquirir DVDs, para estudo nos momentos de folga.

O ideal, no entanto, são os cursos presenciais. As técnicas de funilaria são praticamente artesanais, os toques com marteletes precisam ser cirúrgicos, para garantir a boa qualidade do acabamento. O curso do SENAI – Serviço Nacional da Indústria – oferece dois cursos de funilaria, complementados pelo curso de pintura automotiva.

+ Confira também: Curso de Martelinho de Ouro

O curso aborda processos de desamassamento e acabamento, montagem e desmontagem de carrocerias e tapeçarias, processos de soldagem, além das normas e procedimentos técnicos, com as técnicas de segurança e proteção ao meio ambiente que devem ser observadas durante o trabalho.

Na primeira etapa, aprende-se a funilaria automotiva; em seguida, a funilaria de brilho. Vale lembrar que existem também cursos de funilaria industrial: todas as empresas que utilizam a estamparia de chapas metálicas em seu processo produtivo demandam a atuação deste profissional.

Além do programa de gratuidade, que concede bolsas para estudantes carentes, existem ações inclusive para adolescentes, a partir dos 13 anos completos. Em Campinas (SP), por exemplo, em conjunto com o CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária –, o SENAI oferece cursos de iniciação profissional nesta área.

O curso de funilaria do SENAI tem carga horária de 160 horas. Existem cursos mais rápidos, que permitem adquirir técnicas para se posicionar no mercado. É importante, no entanto, lembrar que, em qualquer profissão, a capacitação permanente é fundamental para o sucesso.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *