Curso de Enfermagem

Profissionais da área de saúde são sempre requisitados. A seguir, veja as características do curso de Enfermagem.

Quando falamos em um curso de Enfermagem, é necessário fazer algumas distinções: existe o curso de nível superior (que forma enfermeiros) e o de nível técnico (técnicos em enfermagem), além de muitos cursos livres, indicados para quem quer conhecer a profissão e também para qualificar técnicos e enfermeiros já formados.

Por exemplo, escolas virtuais, como a Buzzero oferecem cursos na área de enfermagem sobre movimentação e transporte de pacientes, home care, saúde mental, anotações de enfermagem, saúde de idosos, enfermagem do trabalho. Já a Cursos 24 Horas disponibiliza um curso especial sobre a rotina da enfermagem, primeiros socorros, nutrição clínica, cuidados com idosos e práticas de fisioterapia. Todos estes são cursos rápidos (entre 40 e 80 horas), com um único pagamento e a praticidade de estudar em casa, nas horas mais adequadas para a rotina dos alunos.



curso de enfermagem

Curso Técnico de Enfermagem

O técnico em enfermagem atua em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde na prevenção, recuperação e reabilitação de enfermos. Por se tratar de um profissional de nível médio, não exerce funções de maior responsabilidade e raramente é encontrado desenvolvendo tarefas de planejamento, mas também é recrutado para atividades de promoção da saúde em escolas, clubes, ONGs, etc.

Trata-se de um auxiliar no atendimento das necessidades não apenas dos pacientes, mas também dos familiares e da comunidade. O técnico em enfermagem também trabalha na preparação e orientação dos enfermos para a realização de exames e procedimentos cirúrgicos, além de prestar assistência em todas as fases do tratamento.

efermeira

A principal vantagem de fazer um curso técnico é a obtenção da qualificação profissional mais precocemente, aos 18 ou 19 anos. Posteriormente, os ensinos podem ser complementados em nível superior. Para os técnicos em enfermagem, o ideal é seguir a carreira cursando uma faculdade na área de saúde, como Medicina, Fisioterapia ou Enfermagem.

+ Leia: Curso Técnico em Farmácia – Profissão, Mercado de Trabalho

Faculdade de Enfermagem

O curso de Enfermagem em nível superior forma profissionais para a promoção, prevenção e recuperação da saúde. Nos hospitais, o enfermeiro é peça-chave em todos os setores, do pronto-atendimento à terapia intensiva. Ele é o responsável pela coleta de dados dos pacientes, para estabelecer o estado de saúde, através de exames físicos e de entrevistas.

enfermagem

O trabalho do enfermeiro em hospitais, clínicas e unidades básicas é sempre realizado com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, etc. A rotina envolve a higiene nos internados, alimentação, administração de remédios e de curativos. Entre as suas principais funções, deve-se ressaltar a atenção psicológica a todo o grupo afetado pela doença, fato comprovadamente fundamental para a restauração da saúde plena.

+ Confira também: Cursos Técnicos Mais Populares no Brasil

O curso de Enfermagem oferece também a opção da licenciatura, permitindo que o licenciado possa lecionar em cursos técnicos da área e também em cursos livres. Os graduados podem optar por seguir a carreira acadêmica, frequentando mestrados e doutorados lato sensu, dando aulas em faculdades do setor de saúde.

O profissional se forma após oito semestres do curso de Enfermagem, que oferece aulas de anatomia, citologia, histologia, bioquímica, saúde coletiva e ambiental, ética profissional, doenças transmissíveis, saúde mental, centro cirúrgico, pediatria, geriatria, clínica e cirurgia, assistência ginecológica, além de cursos para a formação integral, como antropologia, sociologia, psicologia, etc.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Curso de Enfermagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *