Curso de Edição de Vídeos

A edição de vídeo ganhou muita importância desde que os canais de sites de vídeos como Youtube se tornaram populares na rede. Desde então o curso de edição de vídeos vem tendo demanda enorme, são milhares de pessoas que tem interesse em aprender a editar vídeos de forma profissional. Para quem decide fazer um curso de edição de vídeo, deve saber que o objetivo do curso é a formação e qualificação de um profissional capaz de utilizar ferramentas para criação de vídeos com aparência profissional.

Edição de Vídeos

Edição de Vídeos

O profissional de edição de vídeo é capaz de realizar cortes, transições e acrescentar efeitos especiais a um vídeo. Um vídeo editado tem uma aparência mais agradável e transmitem sua mensagem de modo mais eficiente.



A internet se tornou um importante veículo de informações e produtos; sites como Youtube, MetaCafe, Vimeo, Terra TV apresentam anúncios de diversas empresas através de vídeos nesse canais e é fundamental que esses vídeos tenham qualidade, ou corre o risco de manchar a imagem da empresa e até se tornar um viral negativo pela rede.

Obviamente a produção de um vídeo com qualidade profissional envolve diversas etapas e não só a edição, mas esta é de fundamental importância. A edição funciona como um “acabamento” do vídeo, uma etapa que serve para realçar os pontos fortes e destacar a mensagem a ser transmitida.

Curso de Edição de Vídeos

Os cursos de Edição de Vídeo são, geralmente, de curta duração tendo no máximo 75 h de duração. Normalmente o curso tem foco em uma ferramenta específica de edição de vídeo e tenta esgotar as funcionalidades dessa ferramenta, capacitando o aluno a utilizá-la de forma completa.

O curso de edição de vídeo pode ser encontrado em algumas instituições profissionalizante, como o SENAC. No SENAC Rio de Janeiro, por exemplo,  são oferecidos cursos para as ferramentas AVID e Adobe Premiere. O curso de AVID tem duração de 30 horas enquanto no de Adobe Premiere a carga horária é de 75 horas.

Já no SENAC São Paulo o curso também é oferecido, entretanto a ferramenta trabalhada é o Final Cut da Apple, por isso é pré-requisito desse curso ter conhecimento básico da plataforma Mac. O curso tem carga horária de 35 horas e está disponível em diversas unidades do estado. Caso não haja uma unidade SENAC em sua cidade ou ela não possua o curso, existe a possibilidade de realização de um curso a distância.

Para quem domina a língua inglesa, existe um curso excelente disponível online, o NYVS. O NYVS (New York Video School) é uma escola de treinamento para trabalhos relacionados a vídeos, com cursos que variam desde iluminação a edição de vídeo. Entre os cursos de edição de vídeos oferecidos pelo NYVS existem diversas opções e diversos programas oferecidos, além de uma ampla gama de cursos afins como animação ou filmagem.

Apesar de tratarem de diferentes ferramentas as técnicas de edição ensinadas nos cursos são similares. O aluno é treinado em edição linear e não linear de vídeos, efeitos sonoros, efeitos visuais, configuração do programa utilizado, elaboração de cortes, transições e finalização do projeto, como por exemplo transferir o material editado para um versão comercial em um DVD ou Blu-Ray.

Editor de Vídeos

Mercado de Trabalho para Editores de Vídeo

O mercado de trabalho para essa área é bastante amplo e cresceu muito com o aumento do vídeos e anúncios pela internet. Os salários costumam ser bastante altos e a demanda tende a crescer nos próximos anos.

Um editor de vídeo experiente pode receber mais de R$ 12.000,00 por mês enquanto um iniciante recebe em média R$ 3.000,00. No entanto, a capacitação e a habilidade do editor são diferenciais importantes e definem seu “valor” no mercado de trabalho.

O editor de vídeo pode trabalhar de forma autônoma também, com uma empresa ou sendo freelancer, ou ser contratado. Empresas que contratam profissionais editores de vídeos são estúdios, produtoras de filmes, agências de propaganda ou empresas de computação gráfica. Um nicho crescente são as produções de vídeos para casamentos e festas de 15 anos, uma área que cresceu muito nos últimos anos.

Como qualquer profissão, mas especialmente nas ligadas à informática, é importantíssimo se manter atualizado sobre novas tecnologias, técnicas e ferramentas, pois a mudança nesse área é constante e bastante acelerada. O inglês é um diferencial importante, pois esperar o conteúdo ser traduzido para aprendê-lo é a certeza de ficar desatualizado nessa área.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *