Curso de Desenvolvimento de Jogos

O desenvolvimento de jogos é uma das profissões mais promissoras. Conheça algumas opções de cursos.

Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes na realidade brasileira. Com maior acesso ao consumo de bens e serviços, os caros e raros videogames dos anos 1970 e 1980 foram substituídos por opções sofisticadas, baratas e até gratuitas – inclusive para as redes sociais, onde os participantes interagem com outros usuários de modo competitivo ou colaborativo. Por isto, optar por um curso de desenvolvimento de jogos é dar início a uma carreira atraente e criativa.

A demanda por profissionais na área é alta e tende a crescer nos próximos anos. No momento, o mercado está mais aquecido no setor de desenvolvimento de jogos para smartphones e tablets, as plataformas móveis que permitem o acesso de qualidade praticamente em qualquer lugar (desde que a conexão com a rede mundial esteja disponível). No entanto, para obter sucesso, o designer de jogos deve ter a cabeça aberta, pensar sempre nos diversos nichos de mercado (crianças, pré-adolescentes, jovens, adultos, etc.).



Curso de Desenvolvimento de Jogos

Como foi dito anteriormente, para atuar no desenvolvimento de jogos, o profissional precisa ser criativo, além de dominar os programas utilizados na construção do novo game. Um videogame atraente para o público engloba gráficos de alta resolução, boa música, um enredo convincente e graus de dificuldade diferentes, para permitir o desafio sem se tornar cansativo para o usuário. O designer de jogos é responsável pela

Como se vê, o trabalho não engloba apenas o desenvolvimento de jogos em si mesmo, mas também pesquisas de mercado para conhecer a aceitação dos jogadores, análise de custos para verificar a viabilidade comercial da nova empreitada, identificar tendências internacionais e conhecer a concorrência.

Uma boa opção para se familiarizar com o desenvolvimento de jogos é baixar os “development kits”, que as empresas de games disponibilizam gratuitamente em seus sites, além de oferecer minicursos básicos sobre a construção e modelagem de cenários, personagens, temas, etc.

curso de criação de jogos

Onde Fazer um Curso de Desenvolvimento de Games

Existem cursos livres (inclusive online) de desenvolvimento de jogos. Os básicos oferecem noções gerais dos programas empregados (como o XNA Game Studio e o tratamento dos dados dos usuários, para garantir confidencialidade), domínio de técnicas de desenho e ilustração, etc.

Os cursos do SENAC, por exemplo, tem duração média de dois meses (com aulas uma vez por semana) e abordam também o desenvolvimento de jogos para plataformas como Xbox. O candidato ideal deve ter bons conhecimentos sobre as plataformas Windows, Android, etc. Há cursos virtuais mais rápidos, que apresentam geralmente apenas um panorama básico da profissão e os requisitos mínimos.

desenvolvimento de jogos

Estes cursos visam principalmente a formar assistentes e auxiliares para agências e empresas. Já os cursos de graduação tecnológica em desenvolvimento de jogos (também chamado de “jogos digitais” e “design de games” em algumas instituições de ensino) pretendem capacitar profissionais inclusive para atuar no mercado (várias empresas do país já exportam games e até novas tecnologias, apesar de o mercado ser dominado por empresas multinacionais). Os cursos de nível superior têm duração de quatro a oito semestres.

Os cursos de bacharelado, mais longos, incluem a visão estratégica do mercado, enquanto as graduações tecnológicas formam os profissionais diretamente envolvidos no desenvolvimento dos jogos: roteiro, aparência estética, modelagem dos personagens, cenários, etc.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *