Curso de Cuidador de Idosos

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes // Curso de Cuidador de Idosos



Várias escolas oferecem cursos livres para formar cuidadores de idosos. As ofertas de trabalho aumentam cada vez mais.

Com o aumento da longevidade dos brasileiros, a figura do cuidador de idosos tem se tornado cada vez mais comum. Outra causa é o número cada vez maior de mulheres inseridas no mercado de trabalho e, portanto, sem tempo para se dedicar aos cuidados necessários para garantir a qualidade de vida dos membros mais velhos da família.

Curso de Cuidador de Idosos

Curso de Cuidador de Idosos

O cuidador de idosos atende as pessoas em suas necessidades diárias: higiene pessoal, vestuário, alimentação, repouso. É responsável também por passear com seu paciente e criar ambientes e atividades adequados para a manutenção ou recuperação da saúde global. Trabalha também atendendo a pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanentemente e portadores de necessidades especiais.

Publicidade

Com esta rotina, pode-se facilmente descrever o perfil ideal de um cuidador de idosos, que deve ser atento, paciente, gentil e dedicado. Precisa também ter disponibilidade de horários, apresentar boa capacidade de relacionamento interpessoal e ser versátil para resolver outras situações domésticas, como fazer pequenas compras ou buscar uma criança na escola, numa situação de emergência, na eventual ausência de outros empregados.

Além de trabalhar diretamente na casa do paciente, contratado pela família, o cuidador de idosos pode atuar em uma empresa que presta estes serviços. Neste caso, passa a ter todos os direitos trabalhistas previstos em lei, e não apenas os determinados para empregados domésticos.

A profissão surgiu espontaneamente. Em geral, um empregado de confiança era designado para cuidar do idoso e preencher suas necessidades. Hoje, no entanto, é preciso capacitar-se e complementar esta capitação em outros cursos na mesma área.

 Informações sobre o Curso de Cuidador de Idosos

Mas não basta ser gentil e atencioso. É preciso aprender algumas técnicas de abordagem, especialmente com pacientes arredios e mesmo agressivos. Um bom curso de cuidador de idosos deve oferecer noções de geriatria, nutrição e enfermagem, cuidados com o sono, a medicação, o lazer e a recreação, resolução de problemas de comunicação, segurança e prevenção de quedas e cuidados na higiene e bem-estar pessoal.

O curso deve discorrer sobre problemas de memória, demência, depressão e senilidade e oferecer instrumentos para que o cuidador integre o idoso com seus familiares. O estatuto do idoso deve ser bem estudado, para que o cuidador conheça os direitos de seu paciente.

O aluno deve aprender exercícios para aumentar a força e o equilíbrio, os cuidados necessários nas saídas para passeios, consultas médicas, etc. Algumas enfermidades típicas da chamada “melhor idade” são apresentadas em seus aspectos principais: é o caso do mal de Alzheimer, mal de Parkinson e algumas doenças mentais. O controle do diabetes também faz parte do conteúdo programático.

Os cursos presenciais e online são livres (dispensam a tutela do Ministério da Educação) e abertos a todos os interessados: quem está interessado em atuar profissionalmente e parentes de idosos que querem conhecer métodos e técnicas para cuidar melhor do seu idoso. Não há pré-requisitos, mas sugere-se que a pessoa tenha cursado o ensino fundamental.

Os objetivos são capacitar as pessoas para cuidarem do idoso saudável e doente, proporcionar cuidados humanizados, valorizando o paciente e reforçando sua autoestima, orientar a organização de atividades para enriquecer o dia a dia e detectar as principais alterações orgânicas que acometem os que atingiram a terceira ou quarta idade.

Cuidador de Idosos

Custo do Curso e Mercado de Trabalho na área

Os preços encontrados em pesquisa na internet variam muito: entre R$ 300 e R$ 1.300. A carga horária também é diferente de escola para escola: entre 30 e 70 horas, complementadas com estágios e visitas, geralmente a asilos para idosos e hospitais-dia. Algumas escolas virtuais oferecem cursos gratuitos de cuidadores de idosos. São um panorama geral da profissão, área de atuação e noções básicas sobre a rotina do cuidador profissional.

A Cruz Vermelha Brasileira, que atua em diversos estados do país e também no Distrito Federal, oferece o curso de cuidador de idosos em suas filiais. As turmas dependem de um número mínimo de alunos; portanto, não há matrícula imediata. Os interessados devem manifestar seu interesse e aguardar o início das aulas, para confirmar sua inscrição.

O cuidador de idosos não substitui o trabalho dos profissionais de enfermagem. Cuidados com medicamentos, injeções, sondas, etc., só são assumidos pelo cuidador depois de um treinamento cuidadoso.  Procedimentos mais sofisticados devem ser realizados em clínicas, ambulatórios e hospitais.

+ Leia também: Cuidados de Enfermagem



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

1 Comentário sobre "Curso de Cuidador de Idosos"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Adelson José Alves da Silva disse:

    Sou Coordenador de Treinamento – transporte rodoviário de passageiros e cargas. Será muito útil este curso para agregar mais conhecimento e potencializar o treinamento de pessoas.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...