Curso de Costura – Passo a Passo para Aprender Costurar

Cursos Gratuitos // Cursos // Curso de Costura – Passo a Passo para Aprender Costurar

Presenciais ou online, os cursos de corte e costura capacitam para uma profissão ou para um excelente hobby.

Mesmo com o avanço da moda prêt-à-porter (pronto para usar, em francês; são as famosas calças, camisas e saias confeccionadas em linhas de produção), totalmente consagrado nos grandes magazines e lojas de roupas, alfaiates e costureiras mantêm cativo um público fiel, que prefere se vestir com trajes sob medida, de acordo com o “shape” de cada um. Os motivos são vários: a exclusividade do modelo, a possibilidade de disfarçar pequenas imperfeições, como barriguinhas e culotes salientes ou a escolha de tecidos e texturas que favoreçam a silhueta. Os cursos de costura qualificam seus alunos a atuar na área como autônomos ou em confecções e também são úteis para quem quer apenas personalizar seu próprio guarda-roupa.

Curso de Costura

curso de costura

Publicidade

O objetivo dos cursos de corte e costura para iniciantes é capacitar os alunos a escolherem os tecidos e modelarem peças básicas do vestuário, com técnicas de modelagem, corte, costura e acabamento, para a produção de peças de qualidade. A maioria prefere a produção de peças femininas, mas existe um mercado consistente para a confecção de camisas e ternos masculinos.

Profissionais da área de confecções, estudantes de moda e interessados em confeccionar ou customizar seus próprios trajes são os candidatos aos cursos de corte e costura, que podem ser feitos online (com diversas opções gratuitas, inclusive em vídeos postados no YouTube) e ou em escolas presenciais, que oferecem aulas teóricas e práticas em diversos níveis: básico, intermediário e avançado, além de diversas técnicas, como customização, lutterloh (adaptação de um molde para outros manequins) e moulage (criação da roupa diretamente no manequim).

Curso de Costura Online Completo com Certificado

corte e costura

corte e costura

Mercado de trabalho para Costureiras

A maioria das escolas pesquisadas sugere que os alunos sejam alfabetizados e capazes de interpretar textos simples e dominar as operações matemáticas básicas simples: adição, subtração, multiplicação e divisão. Por se tratar de um curso livre, não é necessário comprovar a escolarização. Para trabalhar na área, no entanto, é preciso ter muita disciplina, dedicação e paciência, além de saber lidar com clientes.

Confira:

Os cursos básicos de costura dão informações sobre os tipos de tecido e as formas de identificá-los, a estrutura dos tecidos, os tipos de agulha (manuais e para máquinas), as relações entre tecido, linha, agulha e ponto, desenho de moldes e formas de acabamento, além de dar dicas sobre os melhores looks para a silhueta do cliente e informar os equipamentos e materiais básicos para organizar uma pequena oficina de costura. Alguns cursos também apresentam técnicas de gestão, para a organização inicial dos negócios.

São cursos entre 16 e 72 horas de duração, com duas ou três aulas semanais. Diversos cursos podem complementar a formação, inclusive um de nível superior: a faculdade de moda.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
categoria: Cursos ,
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...