Curso de Corretor de Seguros e Imóveis: Quanto Ganha o Profissional

Negociar imóveis e seguros são boas opções profissionais, mas os cursos de corretor são requisitos para a atuação.

A atuação no mercado imobiliário ou na corretagem de seguros garante boas expectativas de carreira. Nas duas áreas, o volume de negócios oscila bastante, de acordo com as perspectivas econômicas – aumento do nível de emprego, da renda familiar, etc. Por isto, entre outras coisas, é necessário aprender a administrar os recursos. Os cursos de corretor ensinam técnicas para garantir o sucesso nas vendas. As duas profissões (corretor de seguros e de imóveis) exigem a formação para o registro nos respectivos conselhos regionais (respectivamente, Superintendência Nacional de Seguros Privados – SUSEP – e Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI).

Existem cursos de corretor presenciais e online. Para consultar a disponibilidade, basta acessar o site do Conselho Estadual da Educação. No caso dos cursos de nível superior, o caminho é o site do Ministério da Educação (MEC – www.mec.gov.br).



Quem pretende se tornar um corretor deve ser dinâmico, autoconfiante, organizado, eficiente, ético, proativo, ter boa capacidade de inter-relacionamento e de convencimento. É preciso saber conversar para identificar as necessidades dos clientes. Estas habilidades estão presentes naturalmente em muitas pessoas, mas é preciso desenvolver os nossos potenciais.

profissão corretor de seguros e imóveis

Corretor de Seguros

Os cursos de corretor de seguros formam técnicos para controlar as operações relacionadas a contratos de seguros: análise de riscos, emissão de apólices, cálculo de prêmios, regulação de sinistros e comercialização de produtos (vida, imóveis, veículos, etc.).

Um contrato de seguro é um instrumento através do qual pessoas físicas e jurídicas, mediante o pagamento de uma taxa mensal, transferem os prejuízos que possam sofrer para as seguradoras. Desta forma, os seguros são a maneira mais eficiente de proteger o patrimônio, a saúde financeira das empresas e a renda das famílias.

Por se tratar de um curso técnico, o pré-requisito para a matrícula em um curso de corretor de seguros é a conclusão do ensino fundamental (em alguns Estados exigem que os alunos já tenham cursado o 1º ano do nível médio). O conteúdo programático é desenvolvido em no mínimo 800 horas de aula e, para entrar no mercado, é preciso cumprir estágio supervisionado.

O curso de corretor de seguros aborda modelos de gestão, estrutura organizacional, oportunidades de negócios, estruturas de produção, operação ou prestação de serviços, contabilidade e controladoria, operações e contratos de seguros, resseguros, seguros de pessoas, planos de saúde e previdência privada e seguros de danos.

corretores de imóveis e seguros

Corretor de Imóveis

O curso de corretor de imóveis, ou curso técnico de transações imobiliárias, permite aos concluintes a atuação na compra, venda e locação de imóveis residenciais, comerciais e industriais. Trata-se de um curso técnico e, para a matrícula, é necessária a conclusão do nível médio. Os estudos podem ser complementados com a graduação tecnológica em Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários.

Já fizemos uma série de artigos muito bons sobre a profissão de corretor de imóveis, entre eles estão:

Em alguns Estados, o estágio supervisionado é obrigatório para a obtenção do diploma. Nestes casos, os interessados devem acessar o site do CRECI (RJ e SP) para requerer o registro do estágio. A formalização é feita pessoalmente, nas delegacias sub-regionais ou seccionais presentes em quase todos os municípios brasileiros. Concluído o curso, o novo corretor já pode solicitar seu registro profissional.

A grade curricular do curso de corretor de imóveis aborda organização técnica e comercial, operações imobiliárias, direito e legislação, noções de construção civil, matemática financeira, marketing, economia, ética e relações humanas.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *