Curso de Confeitaria


Para fazer a alegria da família ou abrir o próprio negócio, um curso de confeitaria abre portas para o sucesso.

A confeitaria une arte e técnica. É preciso seguir e aprimorar receitas, acrescentar e substituir ingredientes, para a obtenção de pratos saborosos e nutritivos. Além disto, é necessário garantir a beleza dos doces. “Mão boa” para a cozinha e conhecimentos de estética são fundamentais para quem quer ser um confeiteiro. E um curso de confeitaria pode melhorar bastante as técnicas e procedimentos na cozinha.

curso e confeitaria

Publicidade

Curso de Confeitaria

A confeitaria é o ramo da culinária que se ocupa dos doces: bolos, tortas, pastéis, bolinhos, conservas de frutas, geleias, biscoitos, balas, sorvetes e chocolates. Praticamente todas as pessoas apreciam estas guloseimas. Um cozinheiro pode especializar-se em uma ou mais receitas e garantir um bom faturamento com as vendas, oferecendo, por exemplo, bolos e docinhos para festas de aniversário, ovos de Páscoa e mesmo abrindo um pequeno balcão, na porta de casa, para a oferta de picolés. O lucro é garantido.

Conteúdo dos Cursos de Confeitaria

Além da oferta de receitas básicas, como tortas de frutas, bolos, carolinas e bombas de chocolate, os cursos de confeitaria ensinam a utilizar os equipamentos e acessórios necessários para a produção dos doces, como eletrodomésticos, instrumentos de medida, formas, controle de temperatura em fornos e fogões, etc. Também são abordadas a produção de cremes, fondants, geleias de brilho, merengues, massas básicas e o uso do açúcar e as características básicas dos ingredientes mais usados.

Os cursos de confeitaria ainda oferecem dicas para a correção de problemas comuns, como os bolos que não crescem. Os cursos são rápidos, geralmente realizados em apenas um período (manhã ou tarde), ou no máximo uma semana, para profissionais da área. Muitas redes varejistas de doces e até alguns magazines oferecem cursos de confeitaria gratuitos, para promover a venda de seus produtos.

O SENAC – Serviço Nacional do Comércio – e o SENAI – Serviço Nacional da Indústria – oferecem cursos gratuitos de confeitaria para quem deseja se profissionalizar, trabalhando como autônomo ou em padarias e pâtisseries. São cursos de 800 horas/aula, oferecidos em quase todas as unidades, que ensinam a preparar massas, técnicas de higiene, escolha de matéria prima e dos equipamentos adequados. Basta acessar os sites (www.senac.br e www.senai.br) para verificar a abertura de novas turmas.

+ Confira: Curso de Bolos Decorados

A internet é pródiga em vídeos ensinando o passo a passo das primeiras noções e de muitas receitas. O sucesso é dar o toque pessoal a cada doce, modificando ingredientes ou o modo do cozimento.

Onde Fazer Curso de Confeitaria?

Bolos e doces decorados fazem a alegria das festas e o sucesso de quem se dedica a cursos de confeitaria.

Festas de casamentos e aniversários não podem passar sem um bolo confeitado: é o auge da comemoração, o momento dos brindes. Fotos e vídeos eternizam o momento e o bolo, que deve ser lindo por fora e delicioso por dentro. Para garantir este resultado, nada melhor do que dedicar algumas horas para fazer cursos de confeitaria, seja apenas para dar um charme a mais às festas de casa, seja para obter uma nova e rentável profissão.

Como tudo na vida, o pontapé inicial do curso de confeitaria gratuito são as aulas básicas, em que os alunos apreendem conhecimentos sobre massas, cremes, recheios e coberturas, noções de higiene e manipulação de alimentos (fundamental em confeitaria, devido às diferenças de temperatura e técnicas de preparo) e, claro, desenvolvem a criatividade nas decorações e finalizações.

confeitaria

Quem pretende se dedicar à confeitaria precisa adquirir alguns utensílios bastante usados nas receitas mais comuns. À medida que o novo confeiteiro vai se sofisticando, equipamentos, eletrodomésticos e mais utensílios serão acrescentados à lista.

Para começar, as formas. Uma retangular de 30 cm, uma redonda, de 35 cm e outra em formato de coração, de 25 cm são suficientes para muitas apresentações diferentes. É preciso, ainda: um rolo de macarrão, espátulas (especialmente a chamada pão-duro, eu ajuda a retirar toda a massa, garantindo a economia), papel-filme, papel-toalha, alisador plástico para bolo, regador (para caldas), corantes comestíveis e bicos de diversos tipos com seus acessórios (inclusive sacos para confeitar).

Os cursos básicos de confeitaria ensinam os alunos a preparar e decorar cheese cakes, biscoitos, caldas para bolos, creme de confeiteiro, brownies, cupcakes, merengues (italiano e suíço), pudins, quindins, brigadeiros, beijinhos, ganache, musses, carolinas e receitas simples de bolos (mármore, Califórnia, com frutas, etc.).

Os estudos nunca devem parar. Há cursos de confeitaria específicos para decoração de cupcakes, uma febre nas festas infantis, além de bolos em camadas, em andares, trufados, recortados em formatos especiais, bolos de metro, além de bolos salgados com queijo, presunto, linguiça, etc.

Curso de Confeitaria

As técnicas artísticas são o último passo dos cursos de confeitaria. É neste momento que o banqueteiro passa a desenvolver suas próprias técnicas no preparo de bolos e doces. No entanto, é muito importante que o confeiteiro amador ou profissional pesquise sempre, para descobrir novas receitas e novas apresentações.

Existem cursos de confeitaria presenciais e online, cada um com suas características. Em um curso presencial, o aluno pode tirar as dúvidas diretamente com o professor, acompanha as receitas passo a passo e pode identificar texturas, aromas que indicam o momento de tirar a forma do forno, etc.

A vantagem dos cursos online é que as aulas podem ser assistidas a qualquer momento, o que facilita bastante a vida do estudante. Diversas escolas virtuais contam com tutores para tirar as dúvidas.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
categoria: Cursos, Cursos Profissionalizantes Tags: , , , curso bolo e confeitaria senac santo andre, confeitaria
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...