Curso de Comida Japonesa

É uma das culinárias mais famosas do planeta. O curso de comida japonesa permite obter uma profissão ou apenas fazer bonito com os amigos.

O objetivo de um curso de comida japonesa é capacitar os alunos quanto às técnicas de preparo, montagem e decoração de pratos tradicionais e contemporâneos da culinária do país do Sol Nascente. O número de restaurantes japoneses vem aumentando significativamente no Brasil, especialmente, nas médias e grandes cidades do país, e esta pode ser uma porta de entrada para uma rentável e agradável profissão.

Em uma rápida pesquisa na internet, foram encontradas dezenas de opções de cursos de comida japonesa, inclusive online. Os preços variam bastante: alguns cursos livres, curtos, com oito horas de duração, custam R$ 50. Já algumas instituições como Senac possuem o curso com duração de 20 horas de aulas, sai por pouco mais de R$ 700.



No Youtube é possível encontrar vários vídeos sobre o assunto, disponibilizados gratuitamente.

Recentemente já falamos sobre cursos que envolvem culinária japonesa, confira também:

Existem alguns cursos de comida japonesa por imersão: os alunos passam um dia inteiro aprendendo as técnicas de preparo dos alimentos. Em geral, são oferecidas refeições e degustações, com o preço incluído na taxa de inscrição.

Um curso de comida japonesa também é indicado para apreciadores da cultura, da arte e da gastronomia do Japão e do Extremo Oriente. Há opções que vão do nível básico, com as primeiras noções, até o avançado; estes últimos geralmente são indicados para profissionais de culinária, proprietários de restaurantes, etc.

Diversas escolas determinam idade e escolaridade mínimas para aceitar novos alunos em um curso de comida japonesa. No SENAC, por exemplo, é preciso ter 16 anos ou mais e ensino fundamental em curso. Outras são totalmente livres: há apenas alguns requisitos mínimos nos cursos online sobre a configuração do computador em que as aulas serão assistidas.

Os interesses dos alunos também devem ser considerados: vários cursos de comida japonesa, especialmente os indicados para iniciantes, ensinam apenas o preparo de pratos frios, como sushi e sashimi. As aulas abordam as técnicas para a limpeza e corte de peixes e outros frutos do mar.

curso de comida japonesa

O ideal é ir um pouco além, procurando um curso que ensine a fazer Gohan, gari (gengibre em conserva), sunomomo (salada de pepinos), enrolados de peixe refeições quentes e os molhos que acompanham os pratos (como o ponzu e o wasabi), além de sobremesas e bebidas. É importante também que as aulas do curso de comida japonesa, que devem mesclar atividades teóricas e práticas, contemplem técnicas de higiene e segurança, e também da conservação dos ingredientes.

Mais um ponto importante: a maioria das escolas presenciais exige que os alunos dos cursos de comida japonesa levem para as aulas seus próprios utensílios de cozinha. Portanto, além das despesas com a matrícula, é preciso considerar também este custo extra.

O Consulado do Japão mantém em seus sites (o endereço varia de cidade para cidade em que há embaixadas do país) relações de escolas que oferecem cursos de comida japonesa de acordo com as receitas e ingrediente utilizados no Oriente.

Para a profissionalização na área, as escolas mais recomendadas são as vinculadas a restaurantes ou serviços de buffet.

+ Confira: Custos para Abrir um Restaurante: Investimento e Retorno


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *