Curso de Automação Industrial – O que é, Salário e Informações

Desenvolver e executar sistemas de integração industrial, criando máquinas inteligentes e componentes robotizados para aperfeiçoar os processos fabris, aumentar a produtividade e corrigir eventuais defeitos e panes na linha de produção são as atividades do técnico ou tecnólogo em automação industrial, que precisa estar atento às normas de segurança, saúde do trabalho e proteção ao meio ambiente em suas tarefas cotidianas.

O que é Automação Industrial?

Projetar e construir máquinas e componentes são as principais funções do profissional em automação industrial.

O planejamento e orçamento para o dimensionamento, instalação, conservação e manutenção de equipamentos industriais também são atribuições deste profissional. Isto inclui o gerenciamento da mão de obra, na montagem e verificação funcional, além do controle de verificação do desempenho das máquinas.



Automação Industrial

Onde trabalhar e as oportunidades do profissional de Automação Industrial

O mercado de trabalho é bastante amplo. Quem possui um título de nível médio ou superior em automação industrial pode atuar na indústria petroquímica (extração e refino do petróleo), indústria naval, montadoras de automóveis, fábricas de instrumentos, empresas de manutenção de equipamentos industrializados, empresas de projetos, instalações e montagens, operadoras de energia elétrica e laboratórios de controle de qualidade. As áreas que mais demandam profissionais são as de manutenção e projetos de sistemas automáticos, controle industrial e informática industrial.

De acordo com o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), a média salarial inicial para um tecnólogo é de R$ 2.700, para uma jornada diária de seis horas. Não é necessário o registro profissional no conselho para atuar na área.

Automação Industrial

Curso de Automação Industrial

O candidato precisa gostar de ciências exatas, pois as disciplinas principais do curso são matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática. Os alunos também estudam automação e controle industriais com muitas aulas em laboratório, para aprender na prática as formas de aumentar a produtividade. Inglês técnico consta do currículo.

Automação Industrial é um curso técnico, de nível médio (do eixo Controle e Processos Industriais), em geral destinado a estudantes que já tenham cursado o 1º ano do antigo 2º grau ou curso colegial (isto varia de Estado para Estado brasileiro). A maioria das escolas oferece o curso em quatro semestres, após a conclusão das disciplinas básicas. Quem cursou o ensino médio regular também pode matricular-se.

No entanto, a melhor opção, neste segundo caso, é cursar o tecnólogo em Automação Industrial, oferecido por diversas instituições públicas e privadas de nível superior, para qualificar-se a melhores oportunidades profissionais. Os cursos duram seis semestres e a maior parte dos cursos exige a apresentação de um trabalho de conclusão para a emissão do certificado; nas faculdades particulares, as mensalidades giram em torno de R$ 300.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *