Curso de Arranjos Florais: Como Fazer e Passo a Passo

Seja como um hobby, seja para obter uma nova profissão, os cursos de arranjos florais são uma boa alternativa.

As flores são itens obrigatórios nas comemorações especiais – pedidos de casamento, dia das mães, dos namorados, etc. – e, por isto, um curso de arranjos florais pode representar a porta de entrada para uma ocupação profissional rentável e prazerosa.

As flores estão presentes há milênios nas comemorações e cerimônias religiosas da humanidade. Não é possível datar com precisão, mas estes belos ornamentos estão presentes nos casamentos ao menos desde a Roma Antiga, mesmo período em que surgiram as coroas fúnebres. No início, jovens amigas das noivas teciam guirlandas e outros arranjos florais para a ocasião – sempre em branco, para simbolizar a virgindade da futura esposa.



curso de arranjos florais

Curso de Arranjos Florais

Os cursos de arranjos florais são bastante variados. Há opções para alunos em estágio iniciante, intermediário e avançado, além de aulas específicas para a confecção de buquês de noivas, para decoração de festas e eventos corporativos, arranjos florais para decorações temáticas (Natal, Páscoa, motivos tropicais, etc.), utilização de flores artificiais e mesmo o emprego em festas infantis (uma ideia original para substituir balões e toalhas coloridas, ou, ao menos, para compor com eles).

Há também os cursos de arranjos florais dedicados para quem é ou deseja ser um florista. Além das comemorações especiais, como o Dia da Mulher, datas de aniversário, visitas a maternidades e hospitais, etc., as floriculturas mantêm um fluxo praticamente incessante de clientes em busca de um presente bonito e surpreendente, ainda que adquirido na última hora.

curso de arranjos de flores

Em países tropicais, como o Brasil, o atendimento nas floriculturas não é sazonal: seja janeiro, seja julho, sempre há alguém a ser presenciado com flores. Por isto, os cursos de arranjos florais dedicados aos profissionais do setor não param de receber novos alunos que querem aprender novas técnicas de arranjos, buquês, ramalhetes, combinações harmônicas de flores e bombons, bichos de pelúcia e outros mimos (além das já citadas atividades), escolha das melhores espécies para cada estação do ano, etc.

Quem pretende instalar seu próprio negócio, para atender a celebrações ou para instalar uma floricultura vai se beneficiar ainda mais se fizer, ao lado dos cursos de arranjos florais, aulas de empreendedorismo, gestão administrativa e financeira, etc. Muitas destas atividades são virtuais e gratuitas, como os cursos oferecidos pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. As atividades podem ser moduladas de acordo com as necessidades e interesses do novo empreendedor.

Cursos Online de Artesanato e Arranjos Florais

Muitas pessoas, no entanto, querem apenas compor espaços relaxantes e luminosos. Isto vale para donas de casa (para renovar ambientes com pouco trabalho), “festeiros” (para dar um toque especial às comemorações), profissionais liberais (para tornar o consultório ou escritório mais aconchegante) e até para quem deseja transformar seu ambiente de trabalho (uma simples escrivaninha por se “iluminar” apenas com a colocação de um vaso de flores).

+ Confira:

Curso de Flores em EVA Grátis: Passo a Passo em Vídeo

Isto equivale certamente a mais de metade da população. Nestes casos, existem dezenas de cursos de arranjos florais online, acessíveis nos horários mais convenientes, a partir de um tablet, smartphone ou computador de mesa. A única exigência é a possibilidade de conexão com a internet.

Na rede mundial, também é possível encontrar vídeos com o passo a passo de muitas decorações com arranjos florais. O Youtube, por exemplo, disponibiliza gratuitamente vídeos de várias partes do mundo. Eles podem não ir a fundo no ensino, mas ao menos dão dicas preciosas para utilizar folhagens e flores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *