Curso de Alinhamento e Balanceamento

Para executar a manutenção das rodas de um veículo, um curso de alinhamento e balanceamento é indispensável.

A manutenção do sistema de alinhamento e balanceamento de rodas é uma tarefa de rotina. O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Já o balanceamento permite que a roda gire sem provocar vibrações em determinadas velocidades.

Publicidade



Na hora de escolher um curso de alinhamento e balanceamento automotivo, é preciso verificar se, no programa, são contemplados alguns temas não diretamente relacionados à correção de defeitos, mas fundamentais para o exercício da profissão: execução dos serviços em conformidade com as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança e proteção do meio ambiente.

alinhamento e balanceamento


Curso de Alinhamento e Balanceamento

No curso de alinhamento e balanceamento de rodas, os alunos aprendem sobre o sistema de direção, manual de reparos e normas, componentes do sistema de direção, anomalias, amortecedores, procedimentos de desmontagem e remoção, manipulação dos componentes, técnicas de ajustes e equipamentos de diagnóstico.

Existem opções virtuais e presenciais. Estas últimas apresentam a vantagem da presença constante do professor junto aos alunos, para eliminar dúvidas e orientar mais de perto nas atividades práticas. Os cursos online oferecem aulas ao vivo, tutorias, plantões tira-dúvidas e espaço para bate-papo entre os alunos.mecânico alinhando rodas

Algumas escolas complementam o curso de alinhamento e balanceamento de rodas com conhecimentos técnicos de geometria de suspensão e conservação e manutenção de pneus, além da apresentação dos diferentes tipos disponíveis no mercado, os mais adequados para cada modelo e técnicas de reciclagem par itens fora de uso.

O curso é destinado a quem quer ingressar no mercado de trabalho, como autônomo ou empregado, em uma profissão rentável. Trata-se de um curso livre, sem pré-requisitos definidos por órgãos de educação; mesmo assim, algumas escolas, como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), exigem idade mínima de 16 anos e conclusão do 7º ano do ensino fundamental.

A duração do curso varia entre 80 e 160 horas de aulas.

Mercado de trabalho na área automotivaalinhamento de rodas

O alinhamento e balanceamento automotivo são atividades fundamentais em todas as revisões periódicas, sempre que houver um impacto forte sobre buracos, pedras e outros objetos, em todas as substituições de cada elemento da suspensão, da direção ou dos pneus, em todos os comportamentos estranhos do veículo (como jogar para um dos lados ou apresentar ruídos estranhos sob algumas velocidades) e quando se observa o desgaste irregular dos pneus.

Desta forma, quem faz um curso de alinhamento e balanceamento das rodas tem um vasto espaço no mercado de trabalho. Pode atuar em montadoras, concessionárias, oficinas especializadas ou como autônomo, mas é necessário um bom capital para adquirir os equipamentos necessários aos testes e reparos.

Salário

O salário inicial de um alinhador é de dois salários mínimos mensais, mas este valor varia bastante de acordo com a região do país e o porte da cidade. As melhores oportunidades estão nas regiões Sul e Sudeste, mas, com a frota de veículos aumentando em todo o país, é possível encontrar boas vagas em praticamente todas as localidades.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *