Curso de Acupuntura

A palavra acupuntura vem do latim e significa punção (punctura) com agulhas (acus). A prática foi desenvolvida na China, ainda no período pré-histórico. A acupuntura está classificada como método de tratamento complementar pela Organização Mundial da Saúde (mesmo status conferido no Brasil pelo Ministério da Saúde) e é considerada, desde 2010, patrimônio cultural intangível da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Curso de Acupuntura

Curso de Acupuntura – Benefícios e Informações

A prática consiste em aplicar agulhas nas camadas superficiais da pele, para aliviar dores musculares e de cabeça, manifestações alérgicas como a rinite, tensão pré-menstrual, doenças associadas a alguns tipos de câncer e males somatizados. A OMS relaciona cerca de 300 doenças.



Apesar de não haver comprovação científica, a acupuntura também é utilizada em tratamentos para o abandono do tabagismo e também para uso estético: alguns profissionais garantem que a técnica é útil na complementação do combate à celulite, gordura localizada, estrias e rugas.

A acupuntura se popularizou no Ocidente a partir de 1972, quando um jornalista americano, em visita à China, teve uma crise que apendicite que o levou à cirurgia. Os médicos optaram pelas agulhas, em lugar da anestesia. A notícia foi estampada na primeira página do jornal The New York Times. No ano seguinte, o método foi introduzido no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Existem cursos livres, técnicos e de especialização e em acupuntura. Os cursos livres (inclusive online) não são regulamentados, nem fiscalizados pelo Ministério da Educação; portanto, é preciso pesquisar para conhecer a qualidade. O curso técnico tem duração de quatro semestres (carga horária de 1.200 horas/aula) e é indicado para concluintes do 1º ano do curso médio.

Os cursos de especialização e pós-graduação lato sensu em acupuntura, eletroacupuntura e técnicas orientais para médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e fonoaudiólogos e educadores físicos. São oferecidos em instituições públicas e particulares.

A legislação sobre Acupuntura

Atualmente, existem cursos de acupuntura para médicos e não médicos. As duas profissões estão classificadas no Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho. No entanto, encontra-se em discussão no Congresso Nacional o projeto conhecido como Ato Médico, que restringe a prática da acupuntura (entre outras atividades) apenas a médicos habilitados.

O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e passou pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, mas, como o Ato Médico foi alterado pelos senadores, ainda precisa passar por votação em plenário e, caso seja aprovado, retornar para a Câmara, para que as alterações sejam discutidas mais uma vez.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *