Currículo Criativo – Confira Como Fazer Um

Um currículo criativo deve conter a formação acadêmica, a experiência profissional, algumas informações pessoais e o objetivo da apresentação. Utilize fontes (tipo de letra) diferentes, mas tome cuidado para não deixar a página confusa e sem harmonia. Para a seleção de determinados profissionais, ilustrações e fotos podem impressionar positivamente o profissional do recrutamento e seleção.

Personalize seu currículo, de acordo com as exigências da empresa: se a vaga oferecida é para auxiliar administrativo, por exemplo, coloque apenas este cargo no objetivo. Esqueça outras habilidades e pretensões não solicitadas pela contratante, principalmente para não demonstrar que está “atirando em todas as direções”, para conseguir alguma coisa.

Currículo Criativo



Como Fazer um Currículo Criativo

Um bom currículo deve resumir as informações a uma única página, que pode ser diagramada na horizontal, com duas colunas de texto. No cabeçalho, em destaque, coloque seu nome completo e, logo abaixo, idade, estado civil e endereço completo (não esqueça o CEP, os números de telefones e o e-mail).

Em seguida, informe sua formação acadêmica: “engenheiro civil formado pela Universidade de São Paulo, especializado em construção de casas populares”, fluente em inglês e espanhol.

Abaixo, com menos destaque, informe sobre cursos, seminários, palestras que o qualificam para a vaga em expectativa. Continue informando a experiência profissional. Não é necessário informar todos os cargos que ocupou e, na educação, não é preciso citar os colégios em que cursou os níveis fundamental e médio; no nosso exemplo, é evidente que o engenheiro civil passou pelos níveis elementares antes de se formar. Vamos supor que ele tenha sido bancário enquanto cursava a faculdade; esta informação é desnecessária no currículo, mas pode ser citada na entrevista, como forma de demonstrar persistência e tenacidade.

Alguns sites oferecem modelos de currículos (em arquivos do Microsoft Word), que podem ser baixados e preenchidos com facilidade.

Currículo Criativo

O primeiro emprego

Quem procura a primeira chance no mercado de trabalho obviamente não pode informar experiência profissional, portanto, é preciso detalhar a formação escolar, com cursos extracurriculares, estágios e outras atividades. Informações sobre trabalhos voluntários são bem avaliadas na maioria das empresas.

O que não incluir no currículo

Em primeiro lugar, não minta. Forneça informações de suas habilidades, potenciais e características pessoais. Pequenas mentiras podem ajudar a obter a vaga, mas as chances de serem descobertas são altas. Um erro bastante comum é afirmar ser extrovertido e ter facilidade em relacionamentos interpessoais; muitas pessoas que isto aumentará as possibilidades, mas, se o candidato mostrar-se inibido, terá problemas com o entrevistador.

Inglês intermediário é o domínio que permite entender a letra de uma música no idioma; se o seu inglês não é suficiente para tanto, limite-se ao básico. Se só conhece o verso To Be, pode deletar a informação do seu currículo.

Domínio de informática é fundamental para a maioria dos cargos técnicos e administrativos. Isto não significa navegar na internet ou usar o Word como máquina de escrever. O aplicativo é um processador de textos, com diversos recursos para melhorar a aparência de um projeto; se você não os conhece, talvez valha a pena fazer um curso rápido.

Não cometa erros de grafia e concordância no texto, isto vale mesmo para cargos mais simples. Se você não domina a língua portuguesa, peça para que alguém revise o currículo antes de entregá-lo a potenciais empregadores. Não confie nos corretores eletrônicos; muitos programas que oferecem o recurso têm dicionários limitados e, de qualquer forma, o português é uma língua difícil.

Currículo Criativo

Algumas empresas oferecem questionários eletrônicos, para serem preenchidos em seus sites. Coloque todas as informações, não deixe espaços em branco. Outras pedem o envio do currículo para seu endereço eletrônico (ou um e-mail promocional). Preste bastante atenção: se o anúncio pedir carta de apresentação, redija-a no corpo do e-mail e anexe o currículo. Se a solicitação é apenas do envio do currículo, copie e cole no corpo do e-mail. Muitos avaliadores simplesmente não abrem os anexos.

Se você está se preparando para um concurso público ou um curso de período integral, que determinaram sua demissão no curto prazo, não dê esta informação no currículo, nem na entrevista: uma empresa não investe no treinamento de um empregado para perdê-lo em alguns meses.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Currículo Criativo – Confira Como Fazer Um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *