Cuidador de Idosos – Curso, Profissão, Mercado de Trabalho

Segundo o IBGE, até o ano de 2025 a população de idosos do Brasil crescerá cerca de 16 vezes. A rotina agitada, recheada de exercícios físicos e momentos de lazer propicia um envelhecimento cada vez mais saudável. Tal vitalidade faz com que estes idosos optem por viver sozinhos, sem a companhia da família, necessitando assim de acompanhantes ou cuidadores que possam auxiliar nas tarefas diárias.

Pensando em atender à esta forte demanda, escolas e institutos investem cada vez mais em cursos especializados para cuidadores de idosos. Estes cursos são bastante procurados principalmente por pessoas acima dos 40 anos que procuram por uma colocação no mercado de trabalho. Se você faz parte deste grupo, leia nosso artigo e saiba onde fazer um Curso de Cuidador de Idosos e participar deste mercado promissor!

cuidador de idosos



Curso Livre de Cuidador de Idoso

O Curso de Cuidador de Idoso oferecido pelo SENAC forma profissionais para atuar no acompanhamento de idosos, sejam estes saudáveis ou com algum tipo de limitação. O principal intuito é estimular o idoso – respeitando suas individualidades e limites – para que este opte por um estiolo de vida saudável, independente  e funcional. São 160 horas/aula direcionadas para pessoas maiores de 17 anos, que possuam o Ensino Fundamental Completo.

Dentre os principais tópicos abordados pelo curso, podemos destacar os seguintes:

  • Papel do cuidador na atenção ao idoso;
  • Conceito de doença e de incapacidade funcional; cuidados preventivos;
  • Cuidados com a pele, mucosas, glândulas sudoríparas, pêlos e unhas;
  • Higiene oral;
  • Higiene corporal;
  • Aparência e vestuário;
  • Prevenção de úlceras de decúbito.

idoso

O valor total do curso é de R$700,00, os quais podem ser parcelados em até 3 vezes nos cartões de crédito Visa e Mastercard. Ao finalizar o curso de Cuidador de Idoso, o SENAC emite um certificado de conclusão, o qual poderá ser utilizado como forma de comprovar a qualificação do profissional. Para encontrar a unidade mais próximo que oferece o curso, acesse o site através deste link.

Curso Online de Cuidador de Idosos

curso de cuidador de idosos

Já quem prefere estudar na modalidade online, uma segunda opção é Curso de Cuidador de Idosos da escola virtual Cursos 24 Horas. Com uma taxa única de R$50,00, o aluno tem acesso ao conteúdo, o qual é ministrado em apenas 50 horas/aula, com  início imediato.

Os tutores virtuais e os materiais didáticos qualificam o profissional para cuidar de idosos, tanto fisicamente quanto psicologicamente. O conteúdo programático é dividido em 4 unidades, para facilitar a aprendizagem: O contexto social do idoso no Brasil, A profissão de cuidador de idoso no Brasil, Exercendo a profissão e Processos de reabilitação do idoso.

O curso de cuidador de idosos online com certificado oferece inúmeras vantagens aos alunos, como  horários flexíveis, plantões de dúvidas, certificado reconhecido pela ABED e material didático de qualidade. Quanto ao certificado, é interessante salientar que o documento impresso é enviado à casa do aluno, sem custo adicional.

Se você se interessou e pretende se matricular, basta acessar o botão abaixo com um super desconto e depois clicar na opção “Matricule-se”:

banner promocional


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *