Como Conseguir Crédito Consignado e Usar da Maneira Certa

O crédito consignado é a melhor opção entre os empréstimos pessoais, mas é preciso tomar alguns cuidados. dinheiro

Crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que os pagamentos mensais são debitados diretamente na folha de pagamento. É utilizado principalmente por servidores públicos, aposentados e pensionistas, mas diversas empresas particulares e sindicatos mantêm convênios com bancos e financeiras, o que permite o acesso também a parte dos trabalhadores da iniciativa privada. Outra opção é transferir o pagamento para uma agência que ofereça este benefício. Com algumas dicas, é possível aproveitar melhor o crédito consignado.

Como Aproveitar Melhor o Crédito Consignado

Em primeiro lugar, é preciso planejar e verificar o impacto da parcela do crédito consignado no orçamento doméstico, para não comprometer o equilíbrio financeiro da família. Apesar das facilidades desta modalidade – em geral, não é necessária a presença de avalistas, nem análise de crédito – é preciso lembrar que se trata de um empréstimo e o valor tomado deve ser usado para emergências, ou para liquidar dívidas em que a taxa de juros é mais alta, como o limite do cheque especial. Não se deve ceder à tentação de usar o crédito consignado para fazer compras, por exemplo.



Elaborar um orçamento, com todas as receitas e despesas – do aluguel ao cafezinho – é uma forma de conhecer a saúde financeira da família e identificar o total que se pode comprometer nas parcelas do crédito consignado. Especialistas afirmam que não se deve comprometer mais do que 30% dos rendimentos para o pagamento de empréstimos.

Se o devedor perder o emprego (ou tiver o salário reduzido, por acordo trabalhista, cancelamento de horas extras, etc.) e não conseguir saldar as parcelas, o ideal é comparecer imediatamente à agência bancária e renegociar a dívida: ampliar o prazo de pagamento ou procurar uma taxa de juros mais baixa. O não pagamento implica multas e juros de mora, que podem transformar um pequeno empréstimo em uma bola de neve.

crédito consignado

Outra dica importante é utilizar ganhos extras, como bonificações, recebimento de férias e do 13º salário, para liquidar a dívida bancária. Ganha-se uma folga no orçamento e é possível inclusive estabelecer o projeto de poupança.

Muitos brasileiros têm o costume de fazer um crédito consignado para ajudar outras pessoas. Os aposentados, especialmente, costumam emprestar dinheiro para familiares. Deve-se tomar muito cuidado, porque, em caso de inadimplência – e existem dezenas de motivos para que ela aconteça –, as parcelas continuarão sendo descontadas, reduzindo drasticamente o salário ou benefício.

As taxas de juros variam de banco para banco, e alguns deles cobram um valor pela abertura de crédito. Portanto, antes de contratar o crédito consignado, é preciso pesquisar as condições oferecidas. Se as taxas forem mais atraentes em determinada instituição, é possível transferir o pagamento do salário e conseguir parcelas menores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *