CREA SP Online, Anuidade e Informações

O CREA SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) é o órgão responsável pela fiscalização dos profissionais os quais exercem funções de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além de profissionais técnicos, na modalidade de Tecnólogos Industriais.

A fiscalização feita pelo CREA SP se dá através de visitas rotineiras, por meio de carros próprios. Nestas visitas, realizadas em obras de órgãos públicos ou privados, o CREA SP faz a fiscalização das responsabilidades técnicas sobre obras e atuações da área.

crea sp



Carteira do CREA SP

CREA SP

As atividades do CREA SP subdividem-se em 3 estruturas:

Estrutura Básica: Cria condições para o desempenho integrado e sistemático das finalidades do Conselho Regional, sendo composta por órgãos de caráter decisório ou executivo, compreendendo: Plenário, Câmaras Especializadas, Presidência, Diretoria e Inspetorias;

Estrutura de suporte: Apoia os órgãos da Estrutura Básica nos limites de sua competência específica, sendo composta por órgãos de caráter permanente, especial ou temporário compreendendo: Comissões Permanentes, Comissões Especiais, Grupos de Trabalho e Órgãos Consultivos;

Estrutura auxiliar: É responsável pelos serviços administrativos, financeiros, jurídicos e técnicos, tem por finalidade prover apoio para o funcionamento da Estrutura Básica e da Estrutura de Suporte, para a fiscalização do exercício profissional e para a gestão do Conselho Regional. A Estrutura Auxiliar é coordenada, orientada e supervisionada pelas Secretarias e pelo Gabinete da Presidência, e seus serviços são executados pelas Superintendências, responsáveis pela gestão das respectivas áreas de atuação.

Registro no CREA SP

A carteirinha do CREA SP é o documento responsável por qualificar o profissional e permiti-lo atuar no segmento. Trata-se de uma carteira funcional, a qual comprova a formação do colaborador. Saiba abaixo como se credenciar ao CREA-SP.

Para se registrar, é necessário ter em mãos o diploma original, devidamente registrado pelo MEC. Em seguida, o profissional deve se dirigir a uma das unidades do CREA-SP distribuídas pelo estado, levando consigo – além do diploma – os seguintes documentos: RG ou RNE; CPF; título de eleitor; prova de quitação com a Justiça Eleitoral; certificado militar quando homem; comprovante de residência; 2 fotos atuais; carteiras definitivas se o profissional possuir outro título registrado no Crea; cartão de registro provisório vencido, se tiver e comprovante do pagamento da anuidade e taxas.

Os profissionais da área de Agronomia (Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrícola, Meteorologista e Engenheiro de Pesca) formados a partir de 1991, deverão apresentar também cópias do certificado de participação no curso de Legislação Profissional.

O registro no CREA-SP é muito importante para exercer as atividades de forma legalizada. Por isso, estudantes que completarão o curso superior – ou técnico equivalente – devem imediatamente se registrar no Conselho.

Mais informações adicionais sobre o CREA-SP podem ser obtidas no site do Conselho: http://www.creasp.org.br


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *