CREA RJ – Conselho de Engenharia e Agronomia

O CREA RJ é o conselho que congrega os profissionais de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro.

O CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – do Rio de Janeiro é o responsável pela fiscalização das atividades profissionais nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Meteorologia e Geografia, além das práticas dos formados em cursos técnicos e tecnológicos relacionados, como Edificações e Gestão Ambiental. O CREA-RJ foi instituído em 1933, por decreto federal.

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), com sede em Brasília, tem jurisdição em todo o território nacional e estabelece as normas para o exercício profissional de todas estas carreiras, além de decidir, em terceira instância, recursos relativos à regulamentação e às penalidades, avaliadas nas duas primeiras instâncias nos CREA dos Estados.



crea rj

CREA RJ

Quando foi fundado, o CREA-RJ era responsável por controlar, orientar e aprimorar todas as técnicas de construção na 5ª Região, que englobava Rio de Janeiro, Distrito Federal e Espírito Santo. Em 1960, com a transferência da capital federal para Brasília, passou a fiscalizar as atividades da Guanabara, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em 1977, o CONFEA definiu que cada unidade da federação teria seu próprio conselho; nesta época, RJ e GB já haviam se fundido em um único Estado e a sede foi transferida de Niterói para o Rio de Janeiro. A partir de 2011, os arquitetos organizaram seus próprios conselhos.

O CREA-RJ é formado pela presidência, diretorias, inspetorias, câmaras especializadas e por um plenário (representado pelas 16 instituições de nível superior e pelas 29 entidades de classe do Estado); um terço dos seus membros é renovado anualmente. São três diretorias administrativas e três financeiras.

As câmaras especializadas são oito: Agronomia, Agrimensura, Geologia e Minas e as de Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química e de Segurança do Trabalho. Cabe a elas orientar o exercício profissional e aplicar as punições, de acordo com o código de ética do CREA-RJ, cuja íntegra está disponível no site da instituição.

Acessando a página www.crea-rj.org.br, é possível consultar o banco de empregos (é preciso estar cadastrado, inclusive para os estagiários), os eventos relacionados às carreiras (palestras, simpósios, prêmios, o clube de vantagens – descontos em assistência médica, odontológica, escolas, cursos, etc.).

O site ainda apresenta o atual quadro diretivo, as atividades administrativas, notícias sobre fiscalização em todo o Estado, o CREA-RJ possui também um atendimento online para consulta de protocolos e de profissionais, confirmação de autenticação de certidões, denúncias e uma ouvidoria. É possível se atualizar com as notícias do Blog do Presidente (atualmente, Agostinho Guerreiro). O portal eletrônico informa que só funciona adequadamente como o navegador Mozilla Firefox.

Todos os serviços do CREA-RJ podem ser consultados também nas unidades de relacionamento, espalhadas por todo o Rio de Janeiro. Os endereços, telefones horários de atendimento e inspetores responsáveis estão relacionados no site.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “CREA RJ – Conselho de Engenharia e Agronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *