Consultar Saldo FGTS

O trabalho com carteira assinada é o sonho de todo trabalhador brasileiro, não é mesmo? É com ela, que o empregado está devidamente assegurado pelo Ministério do Trabalho, tanto em seus direitos, quanto em seus deveres. Nesse contexto, ainda há dúvidas referentes ao recebimento dos benefícios destinados a esses trabalhadores legalmente registrados, entre esses direitos está o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – o FGTS. Esse benefício data da década de 1960 no Brasil em favor de proteger o trabalhador que, por ventura, fosse demitido de seu serviço sem justa causa ou motivação aparente e se encontrasse em situação de complicação financeira e social, sem emprego e sem dinheiro, o que fazer?

Nesse sentido, o FGTS é uma quantia depositada pelos empregadores em contas abertas em nome de seus empregados e diretamente vinculadas ao contrato de trabalho estabelecido na Caixa Econômica Federal, no início de cada mês até o sétimo dia útil do período em que o funcionário prestou devidamente os seus serviços, o valor do depósito é equivalente a oito por cento do salário recebido pelo trabalhador.

É importante ressaltar que o depósito do FGTS na conta do trabalhador é uma obrigação do empregador e um direito assegurado ao funcionário, caso contrário, a empresa que deixar de fazê-lo arcará com as consequências legislativas.



fgts caixa

Como consultar o saldo do FGTS?

Desse modo, o FGTS acumula um valor financeiro para o trabalhador, dando-lhe uma espécie de amparo, caso ele seja demitido. O FGTS Caixa vinculado a CEF é uma alternativa para a formação de um bom patrimônio, como a compra da casa própria, por exemplo, além de financiar programas de habitação popular, de saneamento básico, de infraestrutura urbana, entre outros, com tarifas sempre mais baixas do que as dos demais bancos brasileiros, a CAIXA é ótima opção para os trabalhadores, especialmente para a população de renda menos favorável.

Em seu portal virtual oficial, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o serviço online de informações, consultas e movimentações referentes ao FGTS. Perguntas frequentemente feitas a esse respeito estão prontamente esclarecidas no site da CAIXA, na aba “FGTS”.

+ Veja aqui: Cálculo FGTS – Como Calcular o Fundo de Garantia

Tanto através do serviço online do banco, quanto pela visita pessoal a uma das milhares de agências da CAIXA espalhadas pelos quatro cantos do país ou através do atendimento por telefone, o trabalhador poderá acompanhar os depósitos feitos em sua conta, para isso, basta fornecer as informações de seu endereço completo para onde deverá ir, de dois em dois meses, o extrato para conferência do trabalhador do FGTS a ser recebido. Fique por dentro, conheça mais sobre os seus direitos!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Consultar Saldo FGTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *