Conservação de Alimentos – Métodos e Tipos

Conheça os diversos métodos para conservar alimentos e aproveitá-los da melhor maneira nas refeições.

Mesmo antes de descobrir a existência dos microrganismos, a humanidade já sabia da necessidade de conservar os alimentos, para impedir contaminações e também para melhorar o sabor. Antes do desenvolvimento da refrigeração, alimentos eram salgados ou simplesmente “disfarçados” com especiarias. Com este curso de métodos de conservação de alimentos, você conhecerá as melhores técnicas para aproveitar melhor os ingredientes e poderá inclusive economizar, eliminando o desperdício.

Como conservar os alimentos corretamente

conservar alimentos



Todos entendem a necessidade de incluir frutas, verduras e legumes na dieta, para garantir todos os nutrientes necessários à preservação ou manutenção da saúde. Com métodos de conservação adequados, é possível manter todas as características, inclusive dos alimentos industrializados, que também requerem cuidados na estocagem, já que mantimentos mal acondicionados ou mal processados podem permitir a proliferação de bactérias e fungos.

O curso não se resume a apresentar os malefícios dos microrganismos, mas também fornece informações abundantes sobre a ação benéfica destes germes, quando empregados em benefício da boa nutrição. Com bons métodos de conservação, é possível maximizar o aproveitamento das proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais de carnes, peixes, aves e vegetais.

A escola virtual Cursos 24 Horas oferece o curso de métodos de conservação de alimentos. Trata-se de um curso totalmente virtual, com videoaulas pré-gravadas, que pode ser iniciado em qualquer época do ano, sem necessidade de formação de turmas. O material didático é ilustrado e pode ser impresso, para melhorar o aprendizado longe do computador.

São 45 horas de aulas ministradas por professores especializados, por apenas R$ 45,00, sem nenhuma outra mensalidade adicional. Basta acessar o site e fazer a matrícula. Assim que o pagamento é confirmado, o aluno pode começar as atividades e, quando se sentir capacitado, basta solicitar a avaliação; aprovado, recebe em casa o certificado de conclusão, sem custo adicional.

conservação de alimentos

O curso é dividido em quatro unidades. Na primeira (microbiologia), são abordados os seguintes temas: história da conservação dos alimentos, composição dos alimentos, introdução à microbiologia e importância dos microrganismos nos alimentos.

Na unidade 2 (microbiologia aplicada aos alimentos), são estudados os fatores que influenciam o desenvolvimento microbiano nos alimentos, microrganismos, patogênicos nos alimentos, análise microbiológica, infecções alimentares e o processo de deterioração dos alimentos.

A unidade 3 explora as operações a que os alimentos são submetidos, aditivos alimentares, como preservar os nutrientes durante a preparação e ações de vigilância sanitária.

Por fim, na unidade 4 (higiene, métodos de conservação de alimentos e embalagens), os alunos aprendem técnicas de assepsia, higiene e neutralização de microrganismos, métodos de conservação de alimentos, conservação dos principais grupos de alimentos e conceitos, material e tipos de embalagens.

Acesse o curso clicando aqui, assista a um vídeo demonstrativo e matricule-se já. Garanta sua saúde e a de sua família.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *