Conheça os Salários na Área de Química

Responsável pelo estudo da composição e das propriedades da matéria de um modo geral, a química é uma ciência que atravessa várias profissões. Assim, o profissional químico está apto a analisar as substâncias e os compostos, bem como identificar suas características e investigar o modo como que se dão suas reações às mais diversas situações de variação de pressão e de temperatura, por exemplo.

Atuando nas indústrias químicas, com a pesquisa de materiais novos e na supervisão da produção e aplicação de testes de qualidade, o químico se destaca na elaboração de projetos de instalações industriais e na manutenção de equipamentos desse segmento. Caso o profissional da área de química queira se enveredar pela carreira escolar e acadêmica, desde que tenha formação como licenciado ou se especializado nesse tipo de habilitação, o químico poderá ser professor do ensino fundamental, médio ou superior.

químico salários



Quanto Ganha-se na Área de Química?

Segmentos como o da química ambiental, com o desenvolvimento e acompanhamento de técnicas de tratamento de resíduos industriais; o da pesquisa, no trabalho em faculdades, instituições de pesquisa, na indústria ou setores governamentais.

Já o da química forense, em que se realizam perícias e testes a partir de evidências e o da química industrial e tecnológica, em que o profissional desenvolve produtos e tecnologias para a indústria e gerencia a linha de produção, de modo a coordenar a instalação e a manutenção de certos equipamentos são algumas das possibilidades de atuação do profissional químico.químico

No dia 18 de junho se comemora o dia do profissional químico e, aproveitando o ensejo, o site de empregos divulgou uma pesquisa em que os maiores salários da área química foram elencados. No rol, o cargo mais bem pago é o de engenheiro químico, cuja remuneração é em média pouco mais de seis mil reais, seguido pelo profissional químico industrial e o químico pesquisador nas áreas matemáticas, estando o primeiro ganhando pouco mais de três mil reais e o segundo quase três mil reais.

Salários na Área de Química

salário na área de química

Vale ressaltar que a pesquisa feita levou em consideração também a variação dos salários na área da química de acordo com o gênero, para tanto, das sete profissões listadas – além das já mencionadas, estão as profissões de farmacêutico bioquímico, analista químico e operador de processos químicos – as mulheres têm a média de ganhos maior do que a dos homens, destacando-se as profissões de químico e de bioquímico, em que as mulheres recebem duas vezes mais do que os homens, o que pode ser explicado pelo espaço que esse segmento tem dado para a diferencial performance feminina.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *