Compras no Exterior – O que pode trazer? Tem imposto?

Diferentemente do que ocorria há alguns anos, as viagens ao exterior estão bem mais acessíveis. Aproveitando esta facilidade, cada dia mais brasileiros cruzam as fronteiras, a fim de conhecer novas terras e, por muitas vezes, realizar sonhos.  Além de descobrir novas culturas, muitos aproveitam também para fazer compras no exterior. Afinal, os valores lá de fora (principalmente em países como Estados Unidos) são bem mais atrativos, comparando-se com os valores brasileiros.

Vale frisar que o limite de compras é de U$500 dólares. Caso este limite seja excedido, é necessário pagar 50% do valor excedente, o qual deverá ser declarado.

compras no exterior



Compras no Exterior

Porém, antes de sair comprando é bom saber o que realmente vale a pena trazer. Para lhe auxiliar, selecionamos algumas dicas de compra no exterior. Entenda mais sobre limites, tributações e saiba como aproveitar as facilidades, da melhor forma possível sem ter problemas com a Alfândega e a Receita Federal ao trazer suas mercadorias de fora do país.

+ Artigo interessante: Preço dos Carros no Brasil – Porque tão caro?

Equipamentos Eletrônicos

Lá fora, os aparelhos eletrônicos são bem mais baratos do que no Brasil. Por isso, se você está realmente precisando, a compra é válida. Mas há algumas restrições: são permitidas, por exemplo, apenas 2 câmeras filmadoras por pessoa. Já notebooks e videogames devem estar no limite dos 500 dólares.

Relógios

Os relógios, itens adorados por brasileiros – sejam homens ou mulheres – não entram no limite dos 500 dólares, já que são considerados de uso pessoal. Porém, há limites: cada pessoa pode trazer consigo apenas 3 relógios.

Peças de Vestuário

Roupas e sapatos também não entram no limite dos 500 dólares. Obviamente, são considerados produtos de uso pessoal. Entretanto, é necessário bom senso: evite comprar peças para terceiros.

Evite comprar peças que não condizem com você como, por exemplo, comprar um tênis com numeração maior do que a sua. A fiscalização pode implicar. Compre, em médio, dois ou três itens de cada tipo de peça.

compras no exterior

Maquiagens e Cosméticos

Mulheres que adoram maquiagem podem aproveitar as liquidações internacionais: maquiagens e cosméticos não entram na conta dos 500 dólares. Mesmo assim, vale se controlar no momento da compra: adquira, no máximo, 10 itens para não ultrapassar qualquer limite.

Bebidas

A diferença de preços das bebidas no exterior e no Brasil são surpreendentes. Por isso, vale investir na compra, principalmente de bebidas que são caras aqui no Brasil.

Entretanto, existem limites diferenciados para a compra de bebidas: são permitidos apenas 12 litros. Porém, é possível comprar ainda 24 litros no Duty Free, os quais serão adicionados aos 12 adquiridos no exterior.

Apesar dos valores serem realmente atrativos, é preciso manter o controle durante as compras. Atenção especial deve ser dada às transações feitas com cartões de crédito e débito: em todas elas são cobradas as taxas referentes ao IOF.

+ Leia também: Como Comprar no eBay


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *