Como Usar o Resultado do ENEM

Os resultados do ENEM são úteis não apenas para entrar na faculdade. Veja como usá-los.

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – foi criado em 2009, pelo governo federal, para identificar a qualidade da educação oferecida pelas escolas. A cada ano, são divulgadas as notas médias de cada escola, que, com estes resultados, pode comparar o desempenho com edições anteriores do exame e também com instituições da mesma região.

Isto permite um melhor planejamento das atividades didáticas, apesar dos constantes atrasos na apresentação das notas. O ENEM também é adotado para a criação das políticas de ampliação da rede de ensino pelo Ministério da Educação.



Como Usar o Resultado do ENEM

sisu

SiSU

A forma mais conhecida para usar os resultados do ENEM é a inscrição no SiSU – Sistema de Seleção Unificada, também gerido pelo MEC, que oferece vagas nas universidades federais e em algumas instituições estaduais de ensino superior. A participação do ministério se limita a classificar os estudantes de acordo com as opções de curso e faculdade. Os candidatos podem alterar suas escolhas até o último dia das inscrições, aumentando as possibilidades de obter uma vaga (eventualmente migrando para uma carreira menos concorrida).

No entanto, a matrícula deve ser feita diretamente na instituição escolhida; cada uma delas define critérios próprios, como a documentação exigida, os prazos, etc. Quem perder o prazo estipulado tem uma pequena chance de ser convocado em segunda chamada, mas o ideal é providenciar tudo a tempo, para não sofrer más surpresas. O último SiSU selecionou 180 mil estudantes.

enem notas

Cursos de Nível Médio

Com bons resultados no ENEM, é possível pleitear uma bolsa de estudos através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. São cursos espalhados em quatro mil cidades do país. O governo pretende matricular oito milhões de jovens e adultos até o final de 2014.

Bolsas e Financiamentos Estudantis

Os resultados das provas do ENEM também são utilizados para a concessão de 190 mil bolsas de estudos em universidades particulares: é o PROUNI – Programa Universidade para Todos. De acordo com o desempenho e com alguns critérios de avaliação do perfil socioeconômico do aluno, ele pode receber bolsas integrais ou parciais (de 50% do valor da mensalidade). Maiores detalhes podem ser obtidos no site www.sitedoprouni.com.br.

Já o FIES – Programa de Financiamento Estudantil – concede empréstimos para estudantes de baixa renda, que podem ser pagos depois da formatura, em um período que chega a três vezes o tempo de estudo, com juros reduzidos. O site que ajuda entender melhor sobre o FIES é www.sitedofies.net. Diversas faculdades usam as notas do ENEM para classificar os candidatos às bolsas de estudo.

Tanto as bolsas como os financiamentos podem ser solicitados em qualquer época do ano. As condições para a manutenção dos contratos são a frequência e aproveitamento nas disciplinas.

ciência sem fronteiras

Estudando no Exterior

O programa Ciência sem Fronteiras, também baseado nas notas do ENEM (mínimo de 600 pontos em cada prova), foi criado para aumentar a capacidade brasileira de gerar ciência, especialmente na área da tecnologia. O objetivo é suprir a demanda da indústria, exploração petrolífera, sistemas de informação, etc., com estudantes brasileiros, que, uma vez selecionados, recebem passagens, estadia, ajuda de custo mensal e bolsa de estudos em uma universidade estrangeira de excelência.

Os alunos devem dominar o idioma do país para onde querem ir (são realizados testes de proficiência). As bolsas são para graduação e pós-graduação (no último caso, um professor titular da universidade – é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior – faz o pleito para o MEC e a faculdade que deverá receber os estudantes).

enem prova

Diploma de Ensino Médio

Desde 2009, não é preciso mais cursar supletivos para obter o certificado do ensino médio (antigo 2º grau). O candidato pode se preparar sozinho (muitos sites disponibilizam apostilas e material de apoio gratuitamente). Basta se inscrever no ENEM e, se for bem sucedido, solicitar o diploma.

+ Leia: Como Concluir o Ensino Médio pelo ENEM, é Possível?

As notas mínimas são altas: são necessários 500 pontos na Redação e 450 nas demais áreas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O aluno deve indicar, no momento da inscrição para o exame, o local em que pretende retirar o documento. Não é necessário comprovar a conclusão do ensino fundamental. É preciso ter completado 18 anos até a data da primeira prova do ENEM.

+ Confira também: Como usar a Nota do ENEM?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *