Como usar o Celular como Modem

Com as novas gerações de conexão, é possível usar o celular como modem e acessar a internet de qualquer aparelho.

Os smartphones revolucionaram a forma de comunicação: em qualquer lugar em que uma conexão wi-fi (sem fio) é disponibilizada por corporações privadas e órgãos públicos – shopping centers, praças públicas e calçadões –, pode-se acessar a internet gratuitamente. Mas, com a contratação de um plano de navegação oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel, é possível navegar na rede mundial a partir de qualquer local e o que é melhor: usar o celular como modem, acessando sites, redes sociais, e-mails e aplicativos com laptops, desktops e tablets.

celular como modem



Como usar o Celular como Modem

Transformando o celular em modem, é possível transformar o acesso pessoal à internet a um acesso compartilhado, para garantir a maior comodidade de uma tela maior, ou o uso simultâneo na navegação com softwares incompatíveis com os controles oferecidos por um smartphone.

Antes de alterar as propriedades de seu aparelho, no entanto, é preciso verificar se ele atende aos seguintes pré-requisitos: pacote de dados, conexão 3G e sistema operacional com suporte à função. O processo para usar o celular como modem através de USB, Bluetooth e wi-fi é chamado de tethering. É preciso verificar se o plano de navegação contratado permite a utilização do serviço e se há alguma limitação, como eventuais cobranças extras pelo acesso partilhado.

Quando o celular é configurado para compartilhar o sinal, ele se transforma em um ponto de acesso (hotspot, em inglês). Com exceção dos computadores de mesa, que precisam de um adaptador sem fio para acessar a internet, os equipamentos não precisam de nenhum outro acessório.

celular como modem

A maioria das operadoras brasileiras usa a tecnologia GSM (sistema global para ligações móveis). A exceção é a Vivo, que ainda adota o padrão CDMA (acesso múltiplo por divisão de código) em algumas linhas, mas a migração para o sistema global deve se completar em setembro de 2013. No iPhone 4 GSM, é possível partilhar o sinal com até três conexões wi-fi, três bluetooth e uma USB. Já o modelo CDMA permite mais duas conexões wi-fi (cinco no total). No entanto, apenas os EUA mantêm a tecnologia para a maioria dos celulares; os demais países utilizam a GSM.

Resolvidas as dúvidas, chega a hora da configuração. No iPhone (o celular desenvolvido pela Apple), em primeiro lugar, deve-se ativar a 3G. Selecione a opção “Ajustes” e, em seguida, “Geral”, “Rede” e “Acesso Pessoal”. Na tela que se abre, ative o compartilhamento e defina a senha e a tecnologia que será utilizada para transformar o celular em um modem (wi-fi, USB, etc.).

No Android (o sistema operacional gerido pela Google), o processo é semelhante. Acesse a opção “Conexões sem Fio e Redes”, no menu de configurações (ou personalização). Selecione “Roteador Wi-Fi e Modem” e, na tela seguinte, “Roteador Wi-Fi”. Confirme a transformação. Para maior segurança, altere o nome e senha da rede. Deste modo, apenas pessoas autorizadas poderão ter acesso à internet.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *