Elaboramos esse artigo completo sobre como trabalhar embarcado, saiba que é uma opção de carreira para aqueles que desejam viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Existem várias formas de trabalhar embarcado, dependendo da sua habilidade e do seu objetivo, afinal escolher um trabalho em alto mar é uma escolha tendenciosa e ao mesmo tempo arriscada. Você terá muitos benefícios e uma ótima remuneração.

Publicidade

O setor do trabalho embarcado abrange plataformas de petróleo e gás, navios, cruzeiros, construções navais, etc. Há muito campo e poucos profissionais disponíveis. É preciso curso de qualificação e boa preparação para atuar no setor embarcado.

Como Trabalhar Embarcado

Publicidade

Como Trabalhar Embarcado

Trabalhar embarcado é uma opção de carreira para aqueles que desejam viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Existem várias formas de trabalhar embarcado, dependendo da sua habilidade e do seu objetivo. Aqui estão algumas dicas para trabalhar embarcado:

  • Conheça as suas habilidades: antes de começar a procurar trabalho embarcado, é importante ter uma ideia clara das suas habilidades e do tipo de trabalho que você gostaria de fazer. Por exemplo, se você é bom em cozinhar, pode procurar trabalho como cozinheiro embarcado em um navio de cruzeiro.
  • Faça uma pesquisa: existem muitas oportunidades de trabalho embarcado, então é importante fazer uma pesquisa para encontrar as que melhor se adequam às suas habilidades e interesses. Alguns exemplos incluem trabalhar em navios de cruzeiro, barcos de pesca, navios cargueiros, plataformas de petróleo e gás e navios de pesquisa.
  • Certificações necessárias: Dependendo do tipo de trabalho embarcado, certas certificações e treinamentos são necessários, certifique-se de que você atenda aos requisitos e tem as certificações necessárias antes de aplicar para um emprego.
  • Faça contatos: conhecer pessoas que trabalham em empregos embarcados pode ser útil, eles podem dar informações sobre as oportunidades de trabalho e ajudá-lo a encontrar empregos.
  • Aplique-se: uma vez que você tenha encontrado as oportunidades de trabalho que se adequam às suas habilidades, é hora de aplicar-se.

trabalhar embarcado

Pessoas com formação específica como marinheiro de convés, cozinheiro, padeiro, hoteleiro, etc.

Publicidade

Quem tem formação em nível técnico como mecânico, eletricista, especialistas em instrumentação e informática.

Quem tem curso superior também pode trabalhar embarcado. São necessários cursos específicos, como Engenharia, Administração, Enfermagem, Biologia, Química, Física, etc.

+ Confira: Lista das Profissões Mais Promissoras de 2023

trabalhar embarcado

Dicas para Trabalhar Embarcado em Alto Mar

  • Seja flexível: trabalhar embarcado pode significar ficar longe de casa por longos períodos de tempo, e pode exigir muita flexibilidade e adaptabilidade. É importante estar preparado para as diferenças culturais e as condições de vida e trabalho diferentes que você pode encontrar.
  • Aproveite a oportunidade: trabalhar embarcado pode ser uma ótima oportunidade para viajar e ver o mundo, aproveite essa chance para explorar novos lugares e fazer novos amigos.
  • Fique atento as condições de trabalho: O trabalho embarcado pode ser difícil e cansativo, é importante estar ciente das condições de trabalho e ter consciência dos riscos e desafios potenciais. Além disso, é importante verificar a segurança e as condições de trabalho da empresa que você está considerando trabalhar.
  • Prepare-se para a adaptação: É importante se preparar para adaptar-se a um ambiente diferente e a um estilo de vida diferente quando se trabalha embarcado. Isso inclui se familiarizar com as regras e regulamentos do navio ou plataforma, e se adaptar às rotinas e horários de trabalho.
  • Tenha um plano de contingência: Trabalhar embarcado pode colocá-lo em situações imprevisíveis e de emergência, é importante ter um plano de contingência para lidar com essas situações.

Qualificações para Trabalhar Embarcado

Além dos níveis de formação é preciso ter cursos específicos da área offshore.

Os cursos de acesso offshore são: CBSP (Curso Básico de Segurança de Plataformas); EMCIA (Equipe de combate a incêndio de aviação); HUET (Helicopter Underwater Escape Training, que no pé da letra seria: treinamento de helicóptero de fuga debaixo da água). Esses cursos profissionalizantes são obrigatórios.

Também é preciso ter cursos de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde). Que abrangem as áreas de Elétrica, Cargas e outros cursos voltados para segurança, saúde e sobrevivência no trabalho. Além de Gestão de SMS.

São necessários também cursos de prevenção e combate ao incêndio; cursos profissionalizantes e cursos de espaços confinados e altura.

quanto ganha quem trabalha embarcado

Profissões quem Podem Trabalhar Embarcado

Existem várias profissões que podem ser exercidas embarcado, dependendo do tipo de embarcação e do tipo de trabalho que está sendo feito. Algumas profissões comuns que podem ser exercidas embarcado incluem:

  1. Tripulante de navio: inclui os trabalhadores que operam e mantêm navios, incluindo marinheiros, oficiais de navegação, mecânicos de navios e engenheiros.
  2. Cozinheiro embarcado: são responsáveis por preparar e servir refeições para a tripulação e os passageiros em navios de cruzeiro, barcos de pesca e navios cargueiros.
  3. Técnico de manutenção: são responsáveis por realizar reparos e manutenção nos sistemas e equipamentos embarcados, incluindo motores, sistemas elétricos e hidráulicos.
  4. Profissional de saúde: inclui médicos, enfermeiros e técnicos de emergência embarcados, que são responsáveis por cuidar da saúde da tripulação e dos passageiros.
  5. Profissionais de segurança embarcados: inclui guardas de segurança e seguranças marítimos que são responsáveis por garantir a segurança dos trabalhadores e passageiros embarcados.
  6. Profissionais de operações de petróleo e gás: inclui engenheiros de perfuração, técnicos de plataforma e trabalhadores de operação em alto mar.
  7. Profissionais de comunicações: inclui operadores de rádio e telecomunicações embarcados, que são responsáveis por garantir que a comunicação esteja sempre funcionando corretamente entre a embarcação e a equipe no terra.
  8. Profissionais de manutenção de equipamentos: inclui mecânicos de equipamentos embarcados, técnicos eletromecânicos que são responsáveis por garantir que os equipamentos embarcados estejam sempre funcionando corretamente e estejam dentro das normas de segurança.
  9. Técnicos de aquicultura embarcados: são responsáveis por cuidar de peixes e mariscos em tanques ou gaiolas embarcadas, monitorando a alimentação, o bem-estar e a saúde dos peixes.
  10. Profissionais de pesquisa científica: inclui oceanógrafos, biólogos marinhos e ecologistas embarcados, que coletam amostras e realizam estudos científicos no mar e nas águas profundas.

Essas são apenas algumas das profissões que podem ser exercidas embarcado, existem muitas outras, a escolha de uma profissão embarcada deve ser baseada nas suas habilidades, interesses e formação. Além disso, é importante pesquisar e estar ciente das condições de trabalho e das necessidades de qualificações e certificações específicas para cada profissão.

Vantagens do Trabalho Embarcado

Bons salários: Os salários pagos aos profissionais de offshore são extremamente altos, devido à qualificação e a falta de especialistas para atuar na área.

Vários dias de folga: Há diversos tipos de escalas que são feitas no setor embarcado. 14/14, onde se trabalha 14 dias e folga-se 14 ou 14/21, entre outros. O grande espaçamento de folgas é devido ao confinamento e riscos que o trabalho apresenta.

Muito emprego disponível: Devido à falta de profissionais para atuar na área é possível escolher a tão desejada vaga a dedo.

Sem despesas com alimentação e hospedagem: Tudo isso é coberto pela empresa, dessa forma não há gasto do salário enquanto está em serviço.

De 6 a 9 meses de folga: Com grandes espaçamentos de dias de folga é possível trabalhar apenas de 3 a 6 meses por ano.

Desvantagens do trabalho embarcado

Há algumas desvantagens no trabalho embarcado. Como o confinamento, os enjoos e mal estares, que podem interferir no trabalho. Além de que o trabalho é puxado, pois se chega a trabalhar até 17 horas por dia. Lembrando que é um trabalho arriscado, por se estar em alto mar, no caso de uma emergência, não há para onde escapar. Provavelmente a maior desvantagem citada pelos profissionais é a distância da família.

Similar Posts

3 Comments

  1. Estou muito interessado em trabalhar embarcado, mas não sei qual o curso mais rápido para fazer. Pois trabalho em farmácia a vinte anos e não quero mais. Por isso procuro trabalhar embarcado.

  2. Pós trabalho atualmente na área da Enel energia em Macaé, antes trabalhava na Área da light
    Sempre como eletricista de emergência
    Tenho bastante experiência na área de elétrica
    Depôs que vim trabalhar em Macaé, me atentei para esta área de offshore na qual gostaria de saber quas os cursos são necessários para trabalhar na área de offshore
    Agradeço a oportunidade de esclarecer as minhas dúvidas

  3. Eu sou técnico enfermagem e gostaria em encarar esse desafio em trabalhar como socorrista em um navio e não sei qual o curso que devo fazer para trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *