Como Tirar o Creci para se Tornar Corretor de Imóveis

O mercado de imóveis é um dos setores que mais prometem crescimento para os próximos anos. Quem deseja aproveitar esta oportunidade e garantir bons ganhos financeiros, deve estar apto a exercer a função de corretor imobiliário e, para isso, deve ter em mãos o seu registro do CRECI.

O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) possui subsedes regionais. Se você mora em São Paulo, deve providenciar o registro junto à sede de seu estado. O mesmo vale para todos os demais estados do país. Mas, como tirar o CRECI e me tornar um corretor de imóveis legalizado? É o que você aprenderá a seguir!

Como se Tornar um Corretor de Imóveis

como tirar o creci



Primeiramente, antes de dar entrada no pedido do seu CRECI, é preciso ter concluído um curso de especialização na área. As universidades e escolas técnicas brasileiras normalmente oferecem 3 cursos: Técnico em Transações Imobiliárias, Tecnológico de Ciências Imobiliárias e Gestão de Negócios Imobiliários. Sendo formado em uma destas opções é possível se tornar um corretor de imóveis e, posteriormente, requerer seu CRECI.

Vale salientar que é essencial que a escola escolhida oferece o curso com reconhecimento do MEC. Caso contrário, a solicitação do registro no CRECI poderá ser negada.

Como Tirar o CRECI Estagiário

Os estudantes também devem possuir o CRECI, mas, neste caso, como estagiário. Somente com o registro em mãos será possível se candidatar a uma vaga de estágio e, por fim, concluir curso.

A solicitação do CRECI para estagiários (para atuantes no estado de São Paulo) deve ser feita por meio do endereço http://spw.crecisp.gov.br/fichacadastral/crecisp/principal_e.aspx. Se você mora em outros estados, pode consultar os links das regionais através do site http://www.cofeci.gov.br/os-creci.html.

Após imprimir e preencher a ficha cadastral e realizar o pagamento das taxas, bem como reunir os documentos solicitados, será preciso protocolar o pedido do registro. Este protocolo deve ser aberto em uma das delegacias do CRECI – de preferência, a mais próxima de seu domicílio. A delegacia em questão será responsável por informar os prazos para aprovação do registro.

https://lh5.googleusercontent.com/-NavFTIv1wlw/UEs6YBd5eGI/AAAAAAAADj4/oB6D8EWVIFM/s500/profissao-corretor-imoveis.jpg

+ Confira:

Como Tirar o CRECI Definitivo

Após concluir o curso técnico ou superior, é preciso solicitar o CRECI definitivo. A solicitação deve ser realizada por meio da página http://www.crecisp.gov.br/Inscricao/Insc_Principal.asp.

Assim como o registro de estagiário, é preciso imprimir e preencher os formulários, os boletos para pagamento das taxas administrativas e reunir os documentos solicitados. Depois, basta protocolar a solicitação na regional do CRECI mais próxima.

O Conselho irá confrontar e confirmar todas as informações mencionadas nas fichas de requerimento e, caso necessário, solicitará documentos adicionais. Após a análise, o Plenário do Conselho referendará o registro. Desde a abertura do protocolo à solenidade para entrega das carteiras do CRECI, o prazo normal é de 30 dias úteis.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *