Como Testar sua Ideia de Negócio

Criativos e gestores por natureza, os empreendedores são profissionais capazes de gerir negócios de bastante êxito que surgiram a partir de um sonho ou de uma especulação outrora bem vaga. Entretanto, como fazer para identificar uma boa ideia de negócio? Como testar a viabilidade de seu plano? Para isso, há algumas dicas fundamentais, para averiguar o êxito de sua empresa, a prestação de seus serviços ou a oferta de seus produtos, entre essas orientações, destacam-se:

Não se prenda a sua ideia inicial. Abra-se para novas ideias e oportunidades e experimente um pouco de todos os mercados consumidores. Aceite críticas e cresça com elas.

ideia de negócio



A melhor forma de testar a sua ideia de negócio

Faça investimento em um protótipo. Desde uma plataforma virtual gratuita a utilização das redes sociais para divulgar a sua marca. Gaste bem pouco e traga seu produto à tona no mercado. O conceito é chamado de “lean startup” e vem sendo o mais utilizado pelo mundo dos empreendedores.

Uma pesquisa informal da receptividade do mercado consumidor é essencial para se ter uma contrapartida para o desenvolvimento da ideia e dos caminhos a serem tomados. Para os especialistas do segmento, um dos maiores erros que se comete ao lançar o seu produto para o mercado, é o investimento de todo o capital que se tem, correndo bastante risco de não ter o seu retorno e se frustrar com isso. Estude a ideia, fique por dentro da viabilidade de seu negócio. Converse com outros empreendedores a esse respeito.

Testar seu produto é, antes de tudo, fundamental, até mesmo a apresentação da ideia aos seus amigos e familiares é uma forma de se aperfeiçoar em suas ideias, fazendo reajustes.

Observe os detalhes, pois, na maioria das vezes, eles fazem toda a diferença. Antes que sejam confeccionados uma grande quantidade de produtos a serem colocados à venda, averigue a natureza de seus principais fornecedores, o custo da matéria prima, o prazo de fabricação, a logística da distribuição e do recebimento da mercadoria, entre outras questões. Muitas vezes, a opção por uma parceria menos custosa financeiramente, acaba custando a qualidade dos produtos e compromete a satisfação dos clientes.

+ Confira: Ideias Empreendedoras e Negócios Lucrativos

Seja ousado e se arrisque, mas com bom senso. Alguns equívocos custam todo o trabalho do empreendedor, não aposte em achismos ou ideias megalomaníacas, mantenha os pés no chão e na realidade. Questões práticas muitas vezes merecem mais atenção do que as questões teóricas e de planejamento, a viabilidade de cada procedimento deve ser observado em todas as etapas de um negócio.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *