Como Subir de Cargo, Ser Efetivado e Ter Aumento de Salário

Quando se está empregado, chega um momento em que crescer dentro da empresa na qual se trabalha se torna uma meta para o trabalhador. Mas nem sempre é assim tão natural conseguir uma promoção ou até mesmo um aumento de salário. Em alguns casos, o profissional não precisa chegar ao ponto de solicitar ao chefe que uma promoção ou aumento lhe seja direcionado, pois simplesmente lhe é oferecido. Não significa que se você ainda não recebeu um aumento de salário ou promoção de cargo você não esteja trabalhando direito, mas sim que precisa conversar com seu chefe e lhe expor a necessidade. É importante saber como conseguir subir de cargo ou ter aumento de salário sem prejudicar sua atual posição dentro da empresa.

Como Subir de Cargo

Como Subir de Cargo e Ter Aumento de Salário

Antes de mais nada é preciso agendar um horário com seu chefe. Escolha um dia em que a agenda de ambos possa estar limpa e sem maiores preocupações para o momento. Decidir conversar sobre promoção ou aumento de salário durante um horário cheio de tarefas e outras preocupações pode tirar de seu chefe a real atenção que o assunto merece.



É preciso também que o trabalhador realmente tenha a certeza de que chegou a hora de tentar uma promoção ou um aumento salarial. É preciso fazer uma autocrítica sobre como o trabalho está sendo realizado, se existe superação de expectativas, se a empresa está em um momento estável para aumentar seu salário e se o atual pagamento condiz com o mercado. É preciso ser racional quando se decide pedir um aumento, pois as vezes o pagamento não da conta de pagar as contas, mas isso não quer dizer necessariamente que a empresa é que não esta pagando o necessário. É preciso ter certeza de que existe o mérito, ou a conversa provavelmente não surtirão resultado pretendido.

5 Dicas para Crescer dentro da Empresa

1- Invistir primeiramente em você é o passo mais importante para que a empresa perceba que você está querendo crescer dentro dela. Capacite-se, trace objetivos, busque cursos online gratuitos na sua área de atuação. Se qualifique e atualize-se para colocar na prática o conteúdo aprendido, isso fará com que você se diferencie dos demais.

2- Se mantenha interessado e atento, isso fará com que você seja bem visto pelo seu chefe. Demonstre interesse, entenda os processos da sua empresa, aumente seu nível de contribuição no trabalho.

3- Saber trabalhar em equipe é um dos aspectos mais valorizados atualmente pelas empresas. Afinal, essas organizações buscam profissionais que saibam se relacionar com os colegas e assim atingir as metas da empresa com sucesso.

4- Saber ouvir e respeitar opiniões diversas é essencial para crescimento profissional. Uma tarefa que fará com que você tenha reconhecimento e confiança.

5- Ser positivo fará com que seus superiores te considerem uma pessoa que sabe lidar com a pressão do trabalho.

Aumento de Salário

+ Leia também:

Outra questão que é recorrente, mas não é sinônimo de que o aumento ou promoção vá acontecer é pedir o aumento de salário ou promoção como um ultimato. Não chegue à reunião dizendo que recebeu uma proposta muito melhor, principalmente se não houver de fato recebido. Vá à reunião com uma meta de aumento também (por exemplo, quero um aumento de 15%), isso mostra ao chefe que você estudou sua situação e que o assunto aumento é realmente plausível para o momento.

Confirme se o mercado de atuação da empresa que você trabalha não está em crise. De nada adiantará pedir aumento salarial caso sua empresa esteja com balanços ruins. É importante também ter total noção do nível de complexidade das atividades, responsabilidades, resultados dentro da empresa na hora de comparar seu salário com o do colega da mesma empresa.

Caso mesmo seguindo as dicas a resposta seja negativa, não guarde o pedido na gaveta. Questione seu chefe sobre o que ainda falta para que seu pedido seja atendido e trabalhe as questões com paciência até alcançar o objetivo esperado.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *