Como ser Efetivado no Estágio

O modo mais natural de se iniciar uma carreira é o estágio. Apesar de alguns profissionais acharem que melhor mesmo é já iniciar a trajetória profissional em um bom cargo, passar por todas as etapas de carreira (estágio, trainee, cargos júnior, pleno e sênior) enriquece muito mais o currículo e aumenta a possibilidade de conseguir as melhores vagas de emprego oferecidas no mercado. Mas a ansiedade quando se está em um estágio pelo reconhecimento de seu trabalho e uma possível efetivação sempre acabam como um grande fantasma para o estagiário, principalmente quando a data do vencimento do contrato de estágio começa a se aproximar.

Estágio

Como ser Efetivado no Estágio

Então como conseguir ser efetivado no estágio e se tornar um profissional que faz parte do quadro fixo de funcionários? É preciso seguir alguns caminhos para mostrar serviço aos superiores e garantir que seu trabalho seja desejado por mais tempo.



Uma das primeiras dicas, que pode parecer óbvia, mas muitos acabam não seguindo, é levar o seu trabalho a sério. Atuar paralelamente em um trabalho e estudos pode ser puxado e fazer com que se queira relaxar em muitos momentos. Porém, trabalhar duro e mostrar garra e força de vontade é fundamental para se destacar e mostrar aos superiores que você deseja dar o melhor de si para a empresa.

Ser proativo é outra dica de ouro para quem busca uma efetivação. Buscar realizar sempre as tarefas com folga sobre prazos, interagir com seus superiores e colegas em busca do objetivo que lhe foi dado, mostrar opinião e vontade é uma atitude fundamental para se mostrar envolvido e merecedor de uma continuidade no trabalho.

+ Leia: Como Subir de Cargo, Ser Efetivado e Ter Aumento de Salário

Não se acomode com horários. É comum que estágios tenham jornadas de trabalho bem reduzidas em relação aos funcionários efetivos, justamente para que esse tenha mais tempo para se organizar entre estudos e suas tarefas. Porém, não hesite se aparecer a oportunidade de poder ficar por mais tempo no local de trabalho. Esse tempo extra, além de normalmente ser remunerado, mostra que você está comprometido e pronto para alçar voos maiores dentro da empresa.

Estágio

Manter o foco na tarefa que deve ser realizada é outro fator fundamental. Constantemente no trabalho, somos distraídos por constantes checadas ao e-mail e redes sociais, perdendo o foco de uma tarefa que, mesmo que se considere fácil, deve ser finalizada antes de qualquer distração. Na verdade o aconselhável é manter-se longe das redes sociais e e-mails pessoais durante o horário de trabalho. Mesmo que o acesso a tais ferramentas seja liberado dentro da empresa, quanto menos tempo se perde com isso, mais se produz. Deixe para checar o e-mail e atualizar o Facebook quando estiver em casa.

Demonstrar o interesse em ser efetivado também é importante. É claro que não se deve falar nisso logo na primeira semana de estágio, mas no decorrer da trajetória é ponto positivo se você conversa com seu superior sobre a vontade em continuar atuando dentro da empresa após o término do contrato de estágio. Para estudantes que ainda se encontram nos primeiros semestres de faculdade, a trajetória natural é que o primeiro contrato de estágio não seja seguido de uma efetivação, resultando em um novo contrato (prorrogação de estágio) ou contrato com Trainee. Não se desmotive se isso acontecer. Na grande parte dos casos isso indica que um provável plano de carreira está sendo traçado para você. Lembre-se, passar por todas as etapas e níveis dentro de uma empresa é importante para a carreira e para o currículo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *