Concursos Públicos – Como Passar, Confira as Dicas

Em tempos de mudanças econômicas e incertezas no mercado mundial, os concursos públicos têm sido uma opção muito procurada para driblar a crise. A segurança e a estabilidade oferecidas pelo emprego público formam os seus principais atrativos. Mas a dúvida que todos carregam com si quando entra para o “mundo dos concurseiros” é: Como passar em concursos públicos ?

Outro grande atrativo dos cargos públicos são os salários, que costumam ser maiores do que os da iniciativa privada e, por isso, vemos uma concorrência cada vez mais acirradas para essas vagas. O concurso de Auditor fiscal da Receita Federal, por exemplo, oferece vencimentos de R$13.600,00 para qualquer formação de nível superior, um salário muito acima da média nacional. Esse concurso possui uma relação de candidatos por vagas superior a 150.

A relação candidato/vaga é realmente muito elevada, no entanto não é motivo para ninguém desistir. Não é preciso ser nenhum gênio para conseguir a aprovação em um concurso, é necessário apenas disciplina e estudo.



Concursos Públicos

Como Passar em Concursos Públicos – Dicas

1º Dica – A Primeira dica é a definição de um objetivo final, como disse o Gato de Alice No País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Sem um objetivo não é possível elaborar um planejamento, no entanto não basta definir um objetivo genérico, ele deve ser claro e objetivo. Um exemplo de um bom objetivo seria “ser aprovado em um concurso público para o cargo de Analista Judiciário” ou “passar no vestibular para Medicina”.

2º Dica – A segunda dica é a definição das metas. Como sabemos, concursos públicos são muito concorridos e reprovações fazem parte da trajetória. Se não ocorrer a aprovação, como saber que está no caminho certo? A definição de metas ajuda a resolver essa questão. Se forem estabelecidos patamares que devem ser alcançados a cada concurso, poderemos estabelecer se a preparação está indo no caminho certo ou não. Um exemplo de meta é melhorar sua classificação a cada concurso ou tentar ficar entre os 100 primeiros, enfim, não importa qual é sua meta, o importante é ter uma e buscar alcançá-la.

3º Dica – A terceira dica pode ser chamada de “Conhecer as Regras do Jogo”. Nesse passo o candidato deve conhecer todos os editais dos concursos em foco. Os editais podem parecer todos iguais, mas não são, lê-los pode ser a diferença entre ser aprovado ou reprovado. Conhecer os métodos de pontuação (provas que punem candidatos pelas respostas erradas ou pesos diferentes entre as disciplinas), saber quais os conteúdos são cobrados (provas para cargos iguais podem possuir conteúdos diferentes dependendo da instituição que elabora o concurso) e os critérios de classificação. Somente conhecendo as regras do jogo, no caso os editais, é possível se preparar de maneira adequada.

4º Dica – A quarta dica é o estudo. Os conteúdos devem ser dividido em disciplinas e todas elas devem ser estudadas segundo seus pesos na pontuação final do concurso, ou seja, se uma matéria A tem peso 2 e outra matéria B tem peso 4 na pontuação final, a matéria B deve ser estudada duas vezes mais que a matéria A. As matérias devem ser estudadas em ciclo e a resolução de exercício de concursos antigos é fundamental nesse processo, pois habitua o candidato ao estilo de prova que será enfrentado. Criar um cronograma de estudos é uma boa prática para se organizar.

Como Passar em Concursos Públicos

+ Leia também: Como Passar em Concursos Públicos

Método Gerencial – PDCA para passar em Concursos

Essas quatro dicas da seção anterior formam um arcabouço da preparação, no entanto, para o gerenciamento da preparação devemos utilizar um método. Um método de gerenciamento muito utilizado em empresas, que pode ser importado, é o ciclo PDCA.

O Ciclo PDCA é composta de quatro Passos: Planejar (Plan), Executar (Do), Checar (Check) e Agir (Act). Esses quatro passos formam um ciclo, que é repetido continuamente a fim de alcançar um objetivo, que nesse caso é ser aprovado.

O Primeiro Passo seria Planejar. O Planejamento seriam as 4 dicas discutidas na seção anterior, ou seja, definir um objetivo, estabelecer as metas a serem alcançadas, conhecer o concurso a fundo e estudar (por conta própria, através de cursos preparatórios ou ambos).

O Próximo passo seria Executar, que no nosso caso seria fazer a prova. Nesse passo é importante estar bem no dia, levar o material necessário, tentar se manter calmo, chegar bem cedo ao local de prova para evitar o estresse e fazer o melhor possível.

O Terceiro passo do ciclo é a Checagem. Nesse passo o candidato verificará se foi aprovado, qual sua classificação, qual sua pontuação, quais matérias obteve as notas esperadas e quais ficaram abaixo da expectativa. O importante aqui não é lamentar, mas tentar entender onde deu errado e onde deu certo.

O último passo desse ciclo é Agir. Aqui o candidato vai buscar tomar as atitudes que forem necessárias para corrigir os pontos errados identificados na checagem e continuar os aspectos que deram certo. Essa é a hora de partir para próxima e não cometer os mesmos erros, dando início a um novo ciclo que só terá fim com a tão esperada aprovação

Mais artigos sobre Concursos: www.cursogratisonline.com.br/category/concursos


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *