Como se Tornar um Corretor de Imóveis

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes // Como se Tornar um Corretor de Imóveis



A função do Corretor de Imóveis é, segundo a Lei Nº 6.530 de 1978 “exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”. Dessa forma o profissional Corretor é o intermediário entre as duas partes interessadas em realizar negócios envolvendo imóveis.

Como se tornar um Corretor de Imóveis

Para se tornar corretor de imóveis é necessário ter uma inscrição no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do estado de atuação. Para obter um registro junto ao CRECI do seu estado o candidato deve ser formado no curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou ser graduado em Administração Imobiliária.

Profissão Corretor de Imóveis

O curso TTI pode ser feito de maneira presencial ou à distância e tem diferentes cargas horárias, dependendo da instituição onde o curso é realizado. Procure realizar o curso em instituições que ofereçam pelo menos 800 h de aulas teóricas, pois esse é o tempo considerado mínimo para formação de um bom profissional. O estudante deverá cumprir ainda um período mínimo de 120 h de estágio para conclusão do curso. O pré-requisito para realizar o curso TTI é ter o ensino médio completo.

Publicidade

No curso de TTI o aluno aprende noções básicas de matemática financeira, direito, língua portuguesa e sobre marketing imobiliário. Fundamentos de engenharia civil, arquitetura e sobre o mercado imobiliário também estão incluídos nesse curso. O aluno formado será capaz de avaliar, negociar e auxiliar seus clientes em transações envolvendo bens imobiliários, sejam eles de natureza rural, urbana ou industrial.

Graduação em Administração Imobiliária

O Curso de Graduação em Administração Imobiliária tem duração de dois anos e oferece uma base mais sólida para formação de profissionais que desejam atuar no mercado imobiliário. O profissional formado por esse curso tem diploma em nível de tecnólogo e está apto a atuar em diferentes campos, além da corretagem.

O formando deste curso pode se tornar um gestor imobiliário, ampliando seu campo de atuação. O gestor imobiliário trabalha na indústria da construção civil, em imobiliária e incorporadoras e suas funções incluem a prospecção e manutenção da carteira de clientes, identificação de oportunidades no mercado, elaboração de estratégias para o mercado imobiliário e treinamento de pessoal capacitado.

O gestor imobiliário é um profissional responsável não somente pela venda do imóvel, mas para o direcionamento e posicionamento da empresa dentro mercado imobiliário, e pelo gerenciamento de equipes de corretores.

Como ser Corretor de Imóveis

Corretor de Imóveis e o Mercado de Trabalho

A demanda por profissionais capacitados em corretagem de imóveis cresceu muito nos últimos anos e as empresas estão contratando profissionais mesmo sem experiência. O mercado de imóveis cresceu muito e grande parte desse crescimento deve-se ao aumento da oferta de crédito no país. Com o crédito mais fácil o brasileiro viu a oportunidade de realizar o sonho da casa própria e com isso o mercado teve um grande aumento na procura e o preço dos imóveis subiram bastante.

Classe C faz crescer mercado imobiliário

A maior demanda ocorre na classe C, definida como tendo renda entre 3 e 10 salário mínimos. A classe C recebeu, nos últimos anos, mais de 30 milhões de brasileiros que subiram de renda, essa mobilidade econômica fez  os bancos enxergarem esse segmento como uma oportunidade de expandir as linhas de crédito e o imóvel passou a ser um sonho possível. Anteriormente, o mercado imobiliário sobrevivia basicamente das classes A e B, pois nas demais, o número de vendas era muito pequeno.

Corretor de Imóveis

As cidades que serão palco de eventos internacionais tiveram um aumento substancial na demanda por imóveis como foi o caso de São Paulo, Belo Horizonte e, especialmente, o Rio de Janeiro, que sediará não só os eventos do Futebol (Copa do Mundo e Copa das Confederações), mas também a marcha mundial da juventude e os Jogos Olímpicos. (Artigo interessante: Como trabalhar na Copa 2014)

O aumento no valor dos imóveis reflete diretamente um aumento no valor do salário do corretor, pois esse recebe comissões por suas vendas. As comissões costumam variar de 3% a 6% e os salário podem passar de R$ 12.000,00.

Como o salário deste profissional depende das suas vendas, proatividade e comunicação são competências fundamentais para um corretor ser bem sucedido. Outra dica é manter-se sempre atualizado, principalmente no panorama do mercado, essa é maneira mais fácil de realizar boas vendas e encontrar oportunidades.

___________



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Profissionalizantes Tags: , curso de corretor de imoveis gratis, curso corretor de imoveis gratis, curso de corretor de imoveis gratuito, curso corretor de imoveis gratuito, curso de corretor de imoveis online
Comente no Facebook

3 Comentários sobre "Como se Tornar um Corretor de Imóveis"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. helaine disse:

    meu sonho é ser uma corretora de imovel. parabéns pra quem ja exerce a funçao .

  2. Denise pinheiro disse:

    Sou engenheira elétrica e advogada, tenho extensão em Direito Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas, gostaria de uma chance em trabalhar tabém como corretor de imóveis mas não tenho experiência nessa área específica. Moro embutis de Fora e adoraria uma parceria

  3. Moisés disse:

    Oi eu gostaria de fazer o curso de TTI,mas no momento estou sem condições,pois estou cursando o 4º semestre de Direito ,por esse motivo não tenho condições financeira ,se conseguisse um gratuito seria ótimo!

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...