Como se Tornar um Bom Guitarrista

Quase todos nós passamos por uma fase roqueira na adolescência, mas apenas uma minoria consegue se tornar um bom guitarrista.

Um dos sonhos mais comuns dos adolescentes é se tornar um astro do rock. Claro, existem outras tribos e ritmos, mas o rock continua firme e forte há mais de 60 anos. Na banda, a maior parte das atenções vai para o vocalista e o guitarrista (muitos grandes artistas exercem as duas funções). No entanto, para qualquer atividade, não basta apenas gostar de fazer: é preciso saber fazer, isto é, ter o dom. Muitos músicos obscuros poderiam ter obtido destaque em outras profissões, se tivessem observados suas faculdades. Mas, se o dom existe, vale a pena investir, trabalhar duro e, com o tempo e a prática, se tornar um bom guitarrista.

guitarrista



A primeira coisa a fazer para se tornar um bom guitarrista é procurar o instrumento certo. O jogo eletrônico Guitar Hero passa a impressão de estarmos realmente tocando, mas é totalmente diferente de uma guitarra real. No mercado, existem instrumentos para todos os bolsos. No início, não é preciso adquirir uma Les Paul, que faz parte do sonho de consumo de muitos músicos. Observe se o instrumento tem bom acabamento, é equilibrado e mantém a afinação, para permitir bons ensaios.

O mesmo vale para o amplificador. Na hora da compra, combine tons e efeitos. Para começar, existem os modelos combo, pequenos e fáceis de serem transportados.

Para os primeiros acordes, e solos, dê preferência às cordas leves, como a “09”. As pontas dos dedos ainda não estão calejadas e as cordas leves não provocarão grandes estragos. Não se iluda: nas primeiras escalas, os dedos vão doer muito. Mas com o tempo, muito treino e uma rotina de estudos bem organizada, os dedos vão ficar progressivamente mais fortes.

melhores guitarristas

Esqueça conselhos de amigos sobre as palhetas: cada músico tem um jeito diferente de usá-las. Depende do tipo de som que você pretende fazer e da forma como a palheta é manipulada. Vá a uma loja de instrumentos musicais, teste vários modelos – eles variam em tamanho, espessura e flexibilidade –, converse com o vendedor e faça a sua escolha. Cada músico é único naquilo que faz.

Ensaiar sozinho pode causar desmotivação. Procure uma escola – assim, você terá uma obrigação com a sua guitarra. O conhecimento musical é fundamental para a formação. Outra boa dica é formar uma banda, que ajuda a harmonizar o som dos instrumentos: a combinação básica é guitarra, baixo, bateria e voz.

Quando a banda se achar pronta, convide amigos e faça uma demonstração. Um artista não deve apenas tocar seu instrumento: ele precisa dominar o palco, interagir com o público, surpreender. Se a reação for positiva, está na hora de cair na estrada: bares, baladas e eventos. Talvez seja preciso tocar de graça no começo, mas nenhuma carreira começa pelo topo, até porque quem está no auge só pode cair.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *