Como se sair bem em uma Entrevista de Emprego

São diversos os profissionais que se encontram na busca por uma nova oportunidade de emprego. Todo processo até um novo emprego requer muita dedicação do candidato, por isso hoje a dica será dada aqueles que querem se sair bem em uma entrevista de emprego.

Primeira dica, você deve procurar por vagas que se assemelhem ao seu perfil de trabalhado. Não adianta tentar enviar currículos para vagas em que o perfil não tenha pelo menos 80% do que é pedido pelo contratante (isso inclui idiomas e conhecimentos de informática, além dos conhecimentos e experiência específica da área).

Entrevista de Emprego



Como se sair bem em uma Entrevista de Emprego

Após encontrar vagas que estejam de acordo com o currículo, o profissional começa então a enviar seu currículo e portfólio para a empresa, esperando por entrevistas de emprego. Os entrevistadores ligam, as entrevistas são marcadas e existem aquelas duas possibilidades: se sair mal ou se sair bem na entrevista de emprego e confiante. O entrevistador pedirá para que você aguarde o contato. E existem aqueles momentos em que você sai realmente confiante da entrevista, tendo feito bem seu papel no processo seletivo, mas o entrevistador demora a ligar, ou entrar em contato.

Fiz a Entrevista de Emprego, e agora?

Nem sempre no dia seguinte após a entrevista é que a empresa entrará em contato com o candidato escolhido. Existe uma média de até duas semanas para que a empresa entre em contato com o escolhido e existe uma razão para isso. Em diversas empresas quem lida com a decisão final sobre uma contratação não é o setor de RH (recursos humanos). Em algumas são os gestores da área que selecionam, em outras a direção, tudo depende da política do empregador. Por mais que o candidato tenha se saído muito bem e conseguido a atenção de quem está selecionando, é preciso, no entanto, que o processo seletivo analise todos os candidatos contados. Por isso a média de espera chega até as 2 semanas após a entrevista.

Mas a espera, principalmente quando o candidato está realmente interessado na vaga, gera grande ansiedade, fazendo com que muitas vezes o candidato queira entrar em contato o quanto antes para conseguir algum tipo de informação. Postura muito comum e que é deselegantes a ponto de prejudicar o profissional na hora da decisão final é exigir um feedback imediato, atitude que demonstra insegurança por parte do profissional e acabar revelando pontos negativos que não se mostraram durante a entrevista, colocando a perder uma boa apresentação do candidato.

Entrevista de Emprego

Dica importante para se sair bem na Entrevista de Emprego

Não se deve pedir uma posição logo após a entrevista, por exemplo. O ideal é perguntar ao entrevistador se existe algum prazo para uma resposta, mesmo que negativa. Quando o prazo é passado, se deve aguardar, mesmo que a ansiedade incomode. Não se deve entrar em contato para pedir informações antes do prazo dado pelo entrevistador.

Apesar disso, muitas empresas acabam faltando com planejamento e apenas ligam para o candidato aprovado, deixando aqueles que não alcançaram o objetivo sem retorno e ainda na esperança de conseguir a vaga. Caso o prazo tenha expirado entra em contato via telefone é sempre melhor do que por e-mail ou SMS, embora algumas empresas prefiram este tipo de contato.

+ Leia também:

Não deixe a oportunidade escapar…

Também é de extrema importância ficar atento e checar todos os meios de contato que foram disponibilizados junto a empresa. Existem casos em que a empresa entra em contato via telefone, por exemplo, mas não encontra o candidato. O profissional, as vezes, não retorna a ligação, passando então a ser o responsável pela falta de resposta. Casos via e-mail também acontecem, deixando muitos candidatos sem a almejada vaga por um detalhe. Sempre visite sua caixa de e-mails e se não atender uma ligação e não conhecer o número quando verificar o contato, procure saber se este é um contato da empresa do qual participou do processo seletivo. Ficar atento também evita problemas desnecessários.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como se sair bem em uma Entrevista de Emprego

  1. Tópico muito bom, concerteza ajuda ao lado positivos aos que estão atráz de uma vaga de emprego.

    Eu enviei meu CV sem nenhuma ajuda e espero conseguir esse emprego tenho 14 anos e creio que irei conseguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *