Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego

Ter um bom currículo é o primeiro passo para conseguir uma boa vaga de emprego, porém, antes de alcançar a almejada vaga de trabalho, todo candidato passa pela chamada entrevista de emprego. E é durante a entrevista de emprego que mesmo os mais recheados currículos podem perder a tão esperada vaga no mercado de trabalho.

Por isso, para muitas pessoas a entrevista de emprego pode ser um verdadeiro martírio, um filme de terror. As primeiras dicas iniciais que podemos dar é para a pessoa não se afobar, não deixe a ansiedade dominar a situação. Lembre-se sempre que a entrevista de emprego é a oportunidade de mostrar seus pontos fortes e até mesmo sua personalidade.

Entrevista de Emprego



Como se comportar em uma entrevista de emprego

Confira 7 dias essenciais de como se comportar em uma entrevista de emprego:

  1. Apresente-se, seja educado sempre com quem o recebe.
  2. Aguarde que o entrevistador o convide para sentar.
  3. Sente-se com uma boa postura, mantenha-a correta e ereta de forma natural.
  4. Mostre-se interessado e atento as perguntas feitas pelo entrevistador.
  5. Fique de frente e sempre olhe para o entrevistador, não olhe para o teto, parede ou objetos.
  6. Responda com determinação e convicção as perguntas, não tente enrolar, ou contar histórias.
  7. Se não entender alguma pergunta, peça ao entrevistador educadamente para formula-la de outra forma.

Respire profunda e lentamente durante a entrevista, controle a ansiedade, responda as perguntas com calma, sem pressa. Fale em um tom normal, pergunte sempre caso não entenda a pergunta e por fim, evite misturar emoções ou problemas pessoais na entrevista, isso poderá te prejudicar.

É preciso estar atento para os pequenos detalhes, eles podem fazer toda a diferença na avaliação do entrevistador. Primeiramente é preciso cuidar da aparência. Sim, ela faz diferença. Estar com uma roupa mais social e bem passada é o primeiro detalhe. Não é recomendado que você se apresente de modo casual em uma entrevista de emprego. Para as mulheres, fica a dica de não exagerar na maquiagem, faça algo leve. Evite o colorido e cores chamativas; preto e branco são boas opções de cores neutras.

Entrevista de Emprego

Evite respostas muito curtas (apenas sim e não), prefira desenvolver uma conversa com o entrevistador, jamais o interrompa-o. É muito importante ser honesto nas respostas. Entrevistadores gostam de fazer perguntas parecidas ao longo da entrevista justamente para pegar pequenas mentiras. Se não conhecer determinado assunto, seja franco com o entrevistador.

Ficar de olho no relógio também é importante. É essencial que você não se atrase, chegar no horário combinado mostrará seu compromisso, além de demonstrar a real vontade em conseguir aquele emprego na empresa.

Lembre-se que se trata de uma entrevista de emprego, então evite a utilização de gírias, chupar balas ou mascar chicletes enquanto fala com o entrevistador. Isso mostra seriedade e compromisso com o momento de entrevista.

+ Artigo interessante: Profissões do Futuro

Uma pesquisa aponta que 87% dos candidatos que passam por entrevista de emprego, geralmente estão em busca do primeiro emprego ou em busca de recolocação profissional.

Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego Perguntas e Respostas

Pode parecer clichê, mas antes de ir para sua entrevista de emprego, vá para frente de um espelho (de preferência em casa), e responda algumas das possíveis perguntas que o entrevistador irá lhe fazer, confira:

  • Quem você é?
  • O que o seu último empregador acha de você?
  • Obteve bons resultados nos seus últimos empregos?
  • Quais são seus objetivos a curto e a longo prazo?
  • O que procura nesse emprego?
  • Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
  • Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
  • O que você faz no seu tempo livre?
  • Quais são as suas maiores qualidades?
  • E pontos negativos/defeitos?
  • Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
  • + Perguntas e respostas.

+ Dica: Se você tem muitas dificuldades para se expressar, talvez seja interessante fazer um curso de oratória para poder aprender a falar em público. Confira o curso clicando aqui.

Vale lembrar que é preciso mostrar suas qualidades para o entrevistador. Ele é a ponte entre você e a vaga de emprego. Saiba responder às perguntas de maneira clara e com firmeza. Uma boa dica é fazer uma pesquisa sobre os dados da empresa antes de ir para a entrevista. A internet pode te oferecer muitas informações sobre a empresa que você quer trabalhar. Chegar na entrevista de emprego já sabendo sobre os produtos que a empresa oferece, seus clientes e a concorrência podem te fazer destacar e conseguir o emprego que deseja.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *