Como Saber o Resultado e Nota do ENEM 2013

É preciso ter à mão o número do CPF e da inscrição no exame para saber as notas do ENEM.

O Ministério da Educação (MEC) libera, em cerca de 15 dias após a realização das provas, a consulta às notas do ENEM, ou seja, as notas obtidas nas provas de Linguagens, Redação, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): www.portal.inep.gov.br. O gabarito das provas é disponibilizado no dia seguinte ao exame.

nota enem



Resultado e Nota ENEM 2013

O participante deve informar o ano em que o exame foi prestado, CPF, número de inscrição, a senha cadastrada e digitar um texto de controle. A partir de 2012, os alunos que prestaram o ENEM têm acesso à correção da redação, reivindicação antiga dos estudantes, que gerou protestos em diversas cidades brasileiras; alguns alunos chegaram a entrar com ações judiciais. Anteriormente, era informada apenas a nota obtida nesta prova.

A divulgação das correções da redação do ENEM, no entanto, geraram críticas da imprensa e muitos comentários nas redes sociais: dois textos que obtiveram nota máxima incluíram receita para o preparo de macarrão instantâneo e a letra do hino do Palmeiras, sem nenhuma conexão com o tema proposto. Depois destes erros flagrantes, o MEC decidiu que provas de redação nota 1.000 (a pontuação máxima) serão revisadas por uma banca de professores.

Além disto, muitos erros de grafia e concordância foram desprezados na correção das provas. Estudantes com excelentes resultados grafaram “excessão” e “ezemplo” em suas respostas, além de não conseguirem se expressar corretamente. Provas com afirmações como “as florestas estão cheias de animais extintos” e “a ciência evoluiu tanto que ciclones como a ovelha Dolly” obtiveram boas notas no ENEM.

As notas obtidas no ENEM são utilizadas como critério para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que classifica candidatos para as universidades federais e diversos outras instituições de ensino superior. O ENEM também é adotado como a primeira fase de muitos vestibulares do Brasil.

Além disto, o ENEM é um instrumento para avaliação do ensino médio e de seus conteúdos curriculares no país e para a implantação de políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. No Brasil, o ensino público e gratuito é obrigatório para crianças e adolescentes, dos quatro aos 17 anos (a obrigatoriedade da educação básica, para crianças de quatro e cinco anos, foi aprovada recentemente; municípios e Estados têm até 2016 para universalizar a oferta de vagas para esta faixa etária).

+ Confira:

Portadores de necessidades especiais obtiveram facilidades para prestar o ENEM. As provas são aplicadas em Braille (para cegos), em formato ampliado (corpo da fonte 24 e imagens maiores), para portadores de deficiência visual, auxílio de transcrição para estudantes com limitações físicas ou motoras que dificultem ou impeçam o preenchimento do gabarito e salas de fácil acesso para cadeirantes e até para lactentes.

Além disto, são disponibilizados intérpretes especializados em LIBRAS (linguagem brasileira de sinais), leitura labial, leitura para cegos e salas com mobiliário adaptado para obesos, grávidas, cadeirantes, etc. é preciso informar as limitações físicas no momento da inscrição no ENEM.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *