Como Pedir Aumento de Salário?

Um aumento salarial é sempre bem-vindo, mas é necessário saber o momento ideal para pedi-lo.

Tempo de casa e na função, produtividade, proatividade. Estes são alguns dos conceitos que auxiliam o desempenho profissional e fazem a alegria dos chefes. Portanto, para pedir aumento salarial, é absolutamente necessário que o empregado faça jus a ele e, claro, que a empresa esteja passando por um momento produtivo.

O retorno de férias coletivas, por exemplo, não é um bom momento para um pedido de aumento salarial. Na verdade, é sinal de que a empresa não está bem, tentando regularizar a situação sem fazer demissões e, neste caso, o melhor a fazer é atualizar o currículo e preparar-se para uma nova experiência profissional. Logo após o reajuste da categoria, evidentemente, também não é a hora de pedir um aumento para o chefe. Vale o mesmo raciocínio quando a empresa vem acumulando prejuízos e perdendo posições no mercado.



aumento salarial, como pedir?

Dicas de Como Pedir Aumento Salarial

Não dê indiretas nem mande recados. Para pedir aumento salarial, é preciso ser objetivo. Peça uma conversa em particular com o seu superior e exponha suas razões: o serviço está proporcionando bons lucros pra a empresa, reduzindo despesas e sua relação com os chefes é profissional, não é pessoal. Portanto, se eu estou melhorando a produtividade, é mais do que justo receber uma contrapartida: o aumento do salário.

No momento da conversa, porém, não faça ultimatos. Nunca diga que empresas concorrentes estão mandando boas ofertas, a não ser que seja verdade: ou seja, existe uma proposta concreta de trabalho com maior salário, melhores condições ou um bom plano de carreira.

O seu superior é exatamente isto: seu superior. Não comece o diálogo como frases como “não sou reconhecido na empresa” ou “penso que você não gosta do meu trabalho”. O chefe não é um psicoterapeuta – e quase sempre não tem tempo a perder.

Seja Objetivo na Hora de Pedir Aumento de Salário

+ Confira: Objetivo Profissional – O que colocar?

Tenha uma proposta concreta. Demonstre, se for possível com números, os motivos por que você merece um aumento salarial: “consegui aumentar a carteira de clientes em 10%” ou “aumentei as vendas em 15% nos últimos seis meses”.

Mas nunca se esqueça de que ninguém tem o salário aumentado simplesmente por fazer aquilo para que foi contratado. Assim, por exemplo, quem é procurado no mercado justamente para aumentar as vendas ou reduzir desperdícios não deve utilizar estas afirmações para justificar o pedido de aumento salarial. Cumprir as funções é o mínimo que se espera em um contrato de trabalho.

+ Veja também: Qual o Salário Mínimo

Na carreira profissional, sempre existem bons técnicos, que exercem muito bem as suas funções. No entanto, sem sempre isto é suficiente: é preciso ter bom relacionamento com os colegas, mesmo de outros departamentos. Profissionais de talento são admirados – ou invejados – por todo o pessoal. Caso você não esteja sendo visto, é melhor deixar o pedido de aumento salarial para outro momento.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *