Como Passar em Concurso Publico – Dicas

Muitas pessoas já estão a meses, algumas até anos na luta travada para passar em um concurso público, por isso o artigo de hoje é dedicado a essa área tão concorrida no Brasil, os Concursos Públicos. Para algumas pessoas, passar em concursos públicos pode ser a solução da sua vida, a estabilidade financeira e profissional que tanto buscam e por isso que é algo que tentam insistentemente.

Concurso Publico

Como Passar em Concursos Públicos

Por conta desse desejo, dessa vontade, enfim, que os concurseiros (pessoas que fazem com freqüência concursos públicos) optam algumas vezes em entrar em um curso preparatório, a fim de ter mais possibilidades de passar no concurso público.



Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, valem a pena?

Essa é uma das maiores dúvidas que reinam sobre a cabeça dos candidatos a realizarem um concurso público; por isso é importante ressaltar que conforme mencionado anteriormente, iniciar aulas em um curso preparatório é apenas uma possibilidade de ser bem sucedido, haja visto que o cursinho não é garantia alguma que você passará na prova e isso é algo que precisa estar bastante claro na mente dos concurseiros, pois de nada valerá fazer um cursinho excelente, com bons professores, se o mesmo não se esforçar e não ter foco. É necessário compreender que o cursinho preparatorio para concurso publico é o que norteará, o que guiará você pelos estudos.

No caso da possibilidade em poder pagar por um curso preparatório para concursos públicos, ótimo! Você deve freqüentar sim as aulas, pois as mesmas serão bastante produtivas se você tiver concentração, foco e vontade de ir atrás de mais aprendizado. É importante dizer isso, pois é necessário que durante esses meses de estudo o aluno se entregue de “corpo e alma” ao aprendizado, afinal, a concorrência é grande, e quanto maior for o seu aprendizado nas aulas do curso preparatório, maior será seu conhecimento, maiores serão suas chances de fazer uma prova tranquila e passar no concurso que tanto almeja.

Além disso, não tenha vergonha em caso de dúvidas, afinal de contas, você está pagando por esse curso complementar e não precisa levar a sua dúvida para casa. Os professores estão ali para sanar qualquer tipo de dúvida, seja básica ou mais complexa; e não esqueça, que sua dúvida pode ser a mesma de muitas outras pessoas da turma. Então, não deixe de perguntar, independente de quantas dúvidas forem e por mais que seja simples.

Concurso Publico

Durante as aulas do curso preparatório, esteja sempre com concentração máxima, deixando os problemas e outros assuntos fora da sala de aula. Você está ali para estudar, para aprender, e para passar no concurso público que tanto sonha. O ideal é pensar que todo aquele conhecimento poderá ser utilizado em alguma questão da prova. Fazer anotações durante as aulas costumam ajudar bastante aos concurseiros, pois muitas vezes, os professores passam dicas valiosas aos alunos que acabam passando despercebidas, anote sempre o que você achar interessante para poder reler sempre que possível.

Depois das aulas preparatórias para o seu concurso público, você pode pegar todo o conteúdo absorvido e fazer resumos para que a informação fique ainda mais clara. Reler o conteúdo é essencial como já dissemos anteriormente, assim como fazer exercícios complementares e simulados específicos para o concurso publico que você irá prestar.

Faça dos seus estudos algo agradável, só assim ele será proveitoso. Se estiver cansado, dê uma pausa, coma ou beba algo, se sinta bem e volte a estudar, pense que aquilo irá garantir sua independência financeira por toda sua vida (se essa for a sua intenção de passar no concurso).

O estudo para o concurso publico precisa ser levado a sério, com disciplina, caso contrário, não haveria a necessidade de realizar um cursinho preparatorio, não é mesmo? É importante que isso esteja claro, pois há quem pague cursinhos e que não consegue obter melhor desempenho do que aqueles que não pagam e estudam por conta própria. A diferença entre ambos os casos? Disciplina!

É de suma importância que o concurseiro tenha disciplina no momento dos seus estudos. Você pode marcar um horário específico também, algumas horas do seu dia que serão voltadas apenas para o estudo do seu concurso e nada mais.

Outro fator importante e relevante é em relação a quantidade de alunos que estarão em sua sala do cursinho se preparando para o mesmo concurso público que prestará. Isso, de forma alguma, pode ser contado de maneira a atrapalhar, pois, assim como você, eles também buscarão se esforçar ao máximo, a fim de garantir a tão sonhada oportunidade em um cargo público. Concentre-se, pois os que estarão próximos a você, não serão nem metade dos milhares que farão o concurso, de fato. A concorrência sempre existirá para fazer com que o seu sonho torne-se mais difícil, mas que ao conquistá-lo, tenha um “sabor” melhor!

Concurso Publico

Dicas para Passar em Concurso Público

Para você que está buscando passar em concursos públicos, separamos cinco dicas que poderão lhe auxiliar. Veja a seguir:

Planejamento: É imprescindível que o concurseiro faça seu planejamento, ou seja, que saiba os horários de estudo, que saiba em que se concentrar, o melhor local para estudar, qual o cargo que tanto deseja, a fim de buscar informações complementares sobre o mesmo, buscar por editas e provas passadas, enfim, planejar-se, antes de por a “mão na massa”.

Método de estudo: Compreende a forma que estudará, afinal, cada pessoa tem sua maneira particular de compreender o conteúdo. Então, descubra qual a sua maneira, caso ainda não saiba, e verifique se é escrevendo, se é fazendo uma leitura em voz alta, ouvindo ou qualquer outra forma.

Disciplina: Esse item é extremamente importante. É onde você terá que aprender a dividir o seu horário para os estudos e para o lazer. Estudar loucamente, apenas, não é indicado, pois assim você poderá ficar com uma carga negativa e precisa ter seus momentos de lazer. Então, faça uma programação e cumpra-a. Hora de estudar, estudando e hora do lazer, é a hora do lazer! Para isso, você terá que ser firme, ter autocontrole e autodisciplina.

Motivação: Esse é, sem dúvida, o combustível para você estudar e conquistar a tão sonhada vaga em um concurso público. Para estar motivado (a), você pode pensar e idealizar em como será ao passar na prova, o ambiente de trabalho, enfim, isso ajudará bastante.

Perseverança: Essa última dica é algo que muitas pessoas acabam falhando, pois, ao se deparar no primeiro obstáculo, as mesmas param e não persistem, deixando muitas vezes um sonho de lado. Saiba que o mais difícil não é começar seus estudos, ou seja, lá o que for. O difícil é você continuar nessa empreitada, ainda que tenha dificuldades.

Com todas essas dicas de como passar em concurso publico, esperamos que você possa atingir seu objetivo que tanto deseja, a fim de conquistar sua realização pessoal e profissional. Conte-nos abaixo nos comentários, para que concurso público você está se preparando, fique a vontade para dar dicas também, quanto mais informações melhor!

+ Confira nosso artigo: Profissões do Futuro e Carreiras Promissoras

Se você já fez algum concurso público ou pretende fazer futuramente e deseja compartilhar, comente abaixo!

Aos concurseiros, desejamos sorte e sucesso na caminhada dos estudos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *