Como Pagar a Faculdade – Financiamento Estudantil

Cursos Gratuitos // Informações, Ministério da Educação // Como Pagar a Faculdade – Financiamento Estudantil



O caminho para conseguir um bom emprego, com uma boa colocação profissional, verdadeiros planos de carreira que permitem ao profissional trabalhar com reais possibilidades de crescimento é a formação acadêmica. Ter um diploma universitário hoje em dia é mais do que fundamental para quem almeja um bom futuro profissional, uma vez que as empresas não apenas sugerem ou dão preferencia na hora do processo seletivo para quem possui uma graduação, mas sim tornam uma das exigências básicas a formação na área na qual se pretende atuar. Mas como pagar a faculdade?

Sabemos que sem o diploma de uma faculdade, nem mesmo um profissional com experiência tem chances na maior parte dos processos de admissão.

Existem muitas opções de universidades no mercado estudantil, porém, apenas algumas delas são gratuitas. E a gratuidade não vem nas mãos, sem esforço, afinal, as universidades públicas são as mais concorridas durante o vestibular, justamente por oferecer estudo de qualidade gratuitamente. Como passar no vestibular destas faculdades não é tarefa fácil, muitos acabam por não saber o que fazer quando tem que aceitar a ideia de que a universidade paga é a solução.

FIES

Publicidade

Financiamento Estudantil e Bolsas de Estudo

Como pagar a faculdade? Como lidar com valores quase sempre elevados demais para caberem no orçamento familiar? Existem atualmente dois modos de pagar a faculdade: o financiamento e as bolsas de estudo.

Financiamento Estudantil

A fim de auxiliar estudantes a dar continuidade aos seus estudos o Governo lançou o projeto FIES – Programa de Financiamento Estudantil – que tem como prioridade financiar os estudos de alunos regularmente matriculados em instituições de ensino superior pagas, mas que não tem completas condições de arcar com as parcelas propostas pela instituição para o pagamento do curso.

O FIES é administrado pelo MEC –Ministério da Educação- e analisa através de um processo seletivo, a situação socioeconômica do candidato, o qual deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior privada cadastrada no programa de financiamento estudantil. Estando dentro do pré perfil, o candidato deve se inscrever para o FIES no site oficial do SisFIES: sisfiesportal.mec.gov.br

Como funciona o FIES?

O aluno pode solicitar o financiamento do FIES a qualquer momento do curso, não necessariamente quando ingressa na faculdade. As parcelas do financiamento são pagas somente após a formatura, sendo que no decorrer do curso o aluno só deverá pagar taxas trimestrais que chegam ao valor máximo de 50 reais.  O aluno não precisa necessariamente financiar 100% do curso, tendo a opção de financiar apenas a metade (50%). As taxas do financiamento do FIES são de 3,4% ao ano, independentemente do curso escolhido.

ProUni

Bolsas de Estudo na Faculdade

Outra opção para quem deseja ingressar na faculdade, mas não tem a segurança para pagar o curso são as bolsas de estudos. Algumas universidades oferecem bolsas de estudos para os alunos mais bem colocados em seu processo seletivo, bolsas que vão de 10% a 70% de desconto. Porém, sem dúvidas, o melhor modo para conseguir bolsas de estudos integrais e parciais é o ProUni – Programa Universidade Para Todos – que disponibiliza a chance de bolsas de estudos para alunos de baixa renda em universidades privadas.

Para concorrer às bolsas de estudo do ProUni é preciso seguir alguns requisitos básicos:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsista em colégio privado;
  • Ter realizado a última edição do ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio- e obtido média de 400 pontos na avaliação e nota acima de zero na redação.

Para concorrer às bolsas de 100% (integrais) a renda familiar do candidato não deve ultrapassar a soma de um salário mínimo e meio (por pessoa).

Inscrições para o ProUni 2013

As inscrições para o ProUni 2013 são realizadas via internet e normalmente são abertas em dezembro de 2012 ou janeiro de 2013. No ato da inscrição o candidato pode escolher até 2 cursos para concorrer às bolsas de estudo. Para maiores informações, acesse o portal do ProUni: siteprouni.mec.gov.br

+ Leia também: Faculdade ou Curso Técnico, o que fazer?



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Informações, Ministério da Educação Tags: , , , cursos online mec, cursos gratuitos mec, mec cursos gratuitos 2012, cursos gratuitos do mec 2012, fies cursos gratuitos
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...