Como Organizar um Casamento – Passo a Passo

Organizar um casamento não é uma tarefa fácil! Afinal, muitos são os detalhes a serem fechados e as decisões a serem tomadas. Por isso, o melhor a se fazer é começar um planejamento minucioso, a partir da data na qual o pedido foi formalizado – ou, em alguns casos, até antes.

Neste artigo selecionamos algumas dicas de como organizar um casamento, levando em conta o tempo restante até a data do evento. Confira abaixo um cronograma com os principais pontos e em qual situação devem ser definidos.

casamento



6 Meses a 1 Ano antes do Casamento…

6 meses a 1 ano. Este é o momento no qual o casal deverá comunicar aos seus familiares sobre a decisão do casamento.

As duas famílias deverão sentar e discutir os planos para o casamento. Além disso, deverá ser definidos a data do casamento, o local para a cerimônia religiosa, abertura de uma poupança reservada para os gastos com o casamento, e a busca por uma cerimonialista profissional.

Além disso, é preciso saber qual o limite de gastos para o evento. É recomendado levar em conta qualquer ajuda – ou falta de – disponibilizada pelos pais, e também se serão utilizados apenas os salários e economias do casal.

Após todas as definições, as decisões práticas devem ser tomadas: escolha do imóvel para a festa, escolha da igreja, recepção do casamento, contratação de serviços de foto e vídeo, lista de convidados, enxoval, escolha do vestido da noiva e do traje do noivo, escolha dos padrinhos e, se necessário, iniciada a dieta da noiva.

3 Meses antes do Casamento

Com 3 meses de antecedência, deve ser definido se a cerimônia no civil será realizada juntamente com a religiosa. Em caso positivo, é preciso se dirigir até o cartório com todos os documentos, e dar entrada ao processo de habilitação. Esta solicitação pode ser feita por qualquer um dos noivos.

A noiva deve já escolher o buquê, maquiagem e modelo de penteado que utilizará na cerimônia. Quanto ao noivo, deverá também já escolher qual traje utilizará.

Algumas outras definições devem ser feitas neste período, como a escolha dos pajens e daminhas, escolha do carro da noiva e dos noivos, confecção e distribuição dos convites, divulgação da lista de presentes, escolha e contratação do pacote para a lua de mel.

dia do casamento

1 Mês antes do Casamento

Nesta etapa, todas as principais decisões já foram tomadas. Porém, ainda há muito o que fazer.

Confirme com a cerimonialista se todos os serviços para o evento estão em dia (buffet, decoração, luzes, etc), inicie a arrumação dos itens que irão para a nova casa, realize o tradicional chá de cozinha e, por fim, conforme os presentes dos convidados forem chegando, anote os respectivos nomes, para quem o processo de agradecimento posterior seja facilitado.

Na Semana do Casamento

Já na reta final, apenas pequenos detalhes deverão ser resolvidos: prova do traje do noivo, organização das malas para a viagem da lua de mel, ensaio da cerimônia religiosa, depilação, manicure e pedicure (para as noivas) e corte de cabelo e barba (para os noivos).

No dia do casamento, já com tudo resolvido, apenas relaxem e aproveitem este dia tão importante para o casal!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *