Como Melhorar a Voz – Exercícios, Técnicas e Alimentos

A voz, como tudo que diz respeito ao seu corpo, precisa de cuidados e atenção especial para se manter saudável. Cuidar das cordas vocais é ainda mais importante quando você é um profissional que necessita dela com vigor em seu dia a dia, caso de profissionais como cantores, professores, palestrantes e telefonistas, que passam horas colocando a voz para trabalhar, é ainda mais importante tomar algumas precauções a fim de evitar o desgaste e até mesmo melhorá-la. Confira algumas dicas de como melhorar a voz.

Quem busca a melhora da voz, pode estar querendo melhorar a qualidade vocal para as aulas de canto ou também uma melhora para poder se expressar melhor em público.

Como Melhorar a Voz



Alimentos que ajudam a melhorar a voz

Sim, acredite, uma alimentação balanceada é capaz de melhora muito sua saúde. Além disso, a ingestão de alguns alimentos ajudam a limpar as cordas vocais, melhorando –a consideravelmente. Alimentos ricos em água, como melancia e melão, são ótimos pois mantém a boca e a garganta sempre bem hidratados. Ao longo do dia, beba muita água. Uma dica é pingar algumas gotinhas de limão na água, ajudando a eliminar a boca seca. O consumo de chás também é recomendado, porém, sempre em uma temperatura mais amena, nunca fervendo. O alto calor, bem como o gelo excessivo, podem causar inflamações e irritações nas cordas vocais. Frutas cítricas e a maçã ajudam a manter as cordas vocais limpas e também são aliadas.

Exercícios para melhorar a voz

Sempre antes de uma “maratona” na utilização da voz, é preciso realizar algum tipo de aquecimento. Antes de um show, de uma aula, palestra ou entrar em ação no telefone, trabalhe profundamente a respiração, sentindo o ar percorrer todo o caminho até os pulmões. Além de relaxar o corpo, a respiração ajuda a preparar a garganta para a ação. Vale lembrar que antes de uma atividade que se utiliza a voz, é preciso evitar o consumo de doces como chocolate ou outros tipos derivados de leite. A mistura açúcar e leite, acaba por deixar vestígios nas cordas vocais, deixando-a com menor clareza e mais suscetível às falhas.

Gritar e aumentar o tom de voz são outros fatores que devem ser evitados ao extremo para quem visa uma melhora vocal. Tais atos aumentam o esforço das cordas vocais, podendo ocasionar até a temida perda da mesma. Portanto, aumente o tom de voz apenas quando este for o último recurso.

Exercícios de articulação (utilizando os músculos da boca) também são importantes, pois permitem que o som saia com maior clareza dos lábios. Além disso, trabalhar as articulações com palavras, ajuda a obter uma pronuncia perfeita, sem aquelas “enroladas” que atrapalham o entendimento do que se fala.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *