Como Melhorar a Memória – Dicas e Exercícios

A memória é a mais complexa e importante função do ser humano. Tal importância pode ser comprovada no dia a dia: quando a memória não está 100%, o rendimento das atividades diárias, seja no trabalho ou na escola, cai drasticamente. Por isso, exercícios para melhorar a memória são essenciais no dia a dia.

Selecionamos em nosso artigo uma lista com 10 dicas de como melhorar a memória, as quais podem ser utilizadas e exercitadas por pessoas de todas as idades. Confira!

melhorar a memória



10 Dicas de Como Melhorar a Memória

1. Ambiente Adequado: Estudar ou trabalhar em ambientes específicos para estas atividades é fundamental. Com o trabalho ou estudo organizados, a memorização é facilitada já que o estímulo e motivação tornam-se mais presentes.

2. Definição de Prioridades: Fazer várias tarefas ao mesmo tempo não é indicado, já que as chances de esquecimento são muitas. Procure resolver um problema de cada vez, dando atenção especial àquele momento. Desta forma, os picos de esquecimento se tornarão bem menos frequentes.

3. Descanso: Para que o cérebro funcione satisfatoriamente, o corpo precisa estar descansado. Para isso, é imprescindível dormir 8 horas por noite, dar espaço ao lazer e tirar férias em períodos programados.

4. Boa Alimentação: A alimentação e o processo de alimentação andam lado a lado. Por isso, alimentar-se bem é essencial. Prefira alimentos saudáveis e de fácil digestão, além de manter horários de alimentação regulares.

5. Sono Natural, Sem Medicamentos: Nunca recorra a medicamentos para dormir. Muitos deles comprometem a boa qualidade do processo de memorização. Evite estes medicamentos, utilizando-os apenas sob prescrição médica.

6. Cuidados com a Depressão e a Ansiedade: A ansiedade e a depressão estão diretamente ligadas aos lapsos de esquecimento. No caso da depressão, os sintomas podem deixar o funcionamento cerebral mais lento. Já na ansiedade, a preocupação com fatos futuros podem acarretar na perda da concentração e atenção. É importante curar ambos os distúrbios, para que a memória permaneça saudável e em dia.

7. Exercícios Para o Cérebro: Com as rotinas diárias, o cérebro tende a ficar “preguiçoso” e “mal acostumado”, já que todas as ações do dia estão memorizadas. Para dar um up na memória, procure renovar as ações do dia, sejam mudando o caminho de casa para o trabalho, trocando a mão com a qual escova os dentes, aprendendo um novo idioma ou um novo esporte, etc.

memória

8. Sem Álcool e Sem Cigarro: O álcool e o cigarro são extremamente prejudiciais à memória. O consumo exagerado de álcool pode ocasionar a atrofia cerebral, que se trata da redução do tamanho do cérebro. Já o consumo de cigarro contribui para o surgimento de isquemias cerebrais, que mais tarde podem se transformar em problemas cognitivos.

9. Regras Mnemônicas: A técnica mnemônica é milenar, e há anos vem sendo utilizada por estudantes e profissionais que necessitam memorizar grandes volumes de informações complexas. O processo consiste em associar algo difícil de ser lembrado à uma informação mais facilitada, que sejam comum à pessoa. Muitos estudantes utilizam esta técnica para decorar conteúdos escolares. Se utilizada diariamente, auxilia na melhora da memória.

10. Reviver Bons Momentos: As recordações felizes são mais fortes do que as tristes, por isso devem ser exploradas. Procure viajar e passear com amigos e reviver bons momentos. Uma boa dica é visualizar vídeos e fotos antigas, de modo que tal momento seja fixado na memória. Quanto mais lembrado um momento for, mais fixo ele permanecerá na memória: trata-se da memória seletiva.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *