Como Melhorar a Caligrafia – Dicas para Melhorar a Letra

Cursos Gratuitos // Cursos // Como Melhorar a Caligrafia – Dicas para Melhorar a Letra



Uma letra feia ou ilegível é um prejuízo em várias áreas. Mas existem várias formas de melhorar a letra.

A caligrafia – que em grego significa “letra bonita” – traz diversos benefícios. O primeiro deles é o aumento da autoestima, em função dos muitos elogios recebidos pela beleza e legibilidade da letra. Uma proposta de emprego preenchida com clareza pode ser o diferencial no processo de seleção. Por fim, a caligrafia pode ser uma fonte de renda: muitas pessoas contratam calígrafos para subscrever convites, por exemplo.

caligrafia

Como Melhorar a Caligrafia

Exercícios para melhorar a letra são atividades lúdicas, que ajudam inclusive a aliviar o estresse. A seguir, relacionamos algumas dicas para desenvolver a arte da caligrafia.

Publicidade

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a postura. Para melhorar a letra, é preciso perceber que o ato da escrita envolve todo o braço e, assim, não é possível desenvolver a caligrafia com o ombro apoiado na parede. A coluna vertebral precisa estar ereta, sem pontos de tensão (não é preciso ficar “em guarda”). Trace uma linha imaginária entre o cóccix e o nariz: esta linha precisa ser reta.

Antes de começar a escrever, mova a mão e o punho e deixe-os relaxados. A caneta deve ficar firme entre os dedos indicador e polegar, cruzando a primeira articulação do dedo médio. Os outros dedos ficam dobrados. Escreva algumas linhas e avalie o resultado. Identifique os pontos positivos e negativos da escrita. Por exemplo, você pode fazer belas laçadas – para grafar o B ou o L minúsculos –, mas ter dificuldades com os traços retos. Outro problema comum é cortar as palavras.

+ Quem leu esse artigo, também leu:

Refaça o texto, corrigindo as imperfeições identificadas. Altere as suas letras até que elas fiquem com um bom aspecto. Não é preciso pressa: quando se escreve muito rápido, as palavras ficam desalinhadas e a aparência não é nada boa. Muitos médicos justificam seus garranchos dizendo que tinham que anotar muitas informações rapidamente durante as aulas.

melhorar a letra

Dicas para Melhorar a Letra

Os bons resultados não vão surgir milagrosamente. Desenvolver a caligrafia requer tempo e prática. Reserve um período do dia para a prática e lembre-se de não haver distrações no cômodo, como a TV ligada. Toda atividade requer concentração. Arquive todas as tentativas, para compará-las depois de algum tempo.

A cada nova cópia de texto, pare e verifique se a postura está correta: a ergonomia é fundamental para a caligrafia. Para que o treino não fique cansativo, algumas atividades podem ser adotadas para melhorar a letra: escrever cartas, redigir um diário, passar a limpo aquelas receitas de programas de TV, etc.

No Youtube (www.youtube.com), é possível assistir a vídeos que apresentam diversas técnicas para melhorar a letra. Diversos outros sites ensinam o passo a passo da arte da caligrafia, com ilustrações e exercícios de postura e escrita. Nas grandes cidades brasileiras, existem cursos presenciais de caligrafia, geralmente em escolas particulares.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Tags: , , curso de caligrafia online gratis, curso de caligrafia gratis online
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...