Como Manter os Dentes Saudáveis – Saúde Bucal

É sabido que um sorriso bonito é saudável é o grande cartão de visitas de uma pessoa, nesse sentido, é fundamental sanar problemas dentários e bucais, a fim de se evitar desconforto, baixa da qualidade de vida e da autoestima, permitindo que se sorria despreocupadamente em todas as ocasiões. Veja algumas dicas para manter a saúde dos dentes, em cada fase da vida das pessoas.

Para o sorriso das crianças, é importante estimular o cuidado com a higiene e a saúde bucal desde a prática infantil. A limpeza dos dentes de leite corrobora com a saúde dos dentes permanentes que virão. Recomenda-se aos adultos responsáveis que tornem a instância da escovação um momento lúdico e prazeroso, com o uso de produtos que lhe sejam próprios para proporcionar a diversão dos pequenos. Levar as crianças ao dentista de sua confiança, regularmente duas vezes ao ano, é fundamental mesmo ainda antes do nascimento do primeiro dente.

Como Manter os Dentes Saudáveis

saude bucal



O estímulo à escovação dos dentes, depois de cada refeição das crianças, faz com que isso se torne um hábito importante. Já a partir dos seis anos de idade, a criança já tem sua coordenação motora bem desenvolvida, a ponto de poder utilizar o fio dental e o enxaguatório bucal com autonomia.

Para a manutenção da saúde bucal dos adolescentes, é preciso cuidado redobrado, especialmente para os jovens que usam aparelhos ortodônticos, de modo que a placa bacteriana em sua acumula, aumentando a proliferação de bactérias na boca e o desenvolvimento de doenças, como é o caso da gengivite.

Além do que, com o aparelho nos dentes, a escovação é mais difícil em regiões mais remotas da boca. Na adolescência, para prevenir de cáries, manchas e problemas na gengiva, recomenda-se a escovação diária, após todas as refeições, o uso regular do fio dental e do enxaguatório bucal, de modo a evitar o aumento de germes e auxílio no combate à halitose.

cuidados com os dentes

A falta de higiene bucal, além de interferir na boa aparência das pessoas, está diretamente relacionada a doenças cardíacas, por exemplo. Para os adultos, a manutenção da saúde dos dentes muitas vezes fica em segunda instância, entretanto, é importante se dedicar no dia a dia com o uso adequado da escova de dente, o uso do fio dental e do enxaguatório bucal depois de cada refeição, além da visita regular ao dentista.

Para o sorriso dos mais idosos, a preocupação se volta para o fato de os dentes ficarem mais sensíveis e suscetíveis a problemas dentários com o passar dos tempos. Nessa etapa da vida, recomenda-se além dos cuidados básicos com a escovação, uso do fio dental e do enxaguatório com constância, a visita ao dentista em intervalos menores de tempo, ademais da manutenção rigorosa das próteses e dos tratamentos de canais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *